Cada dia do ano é uma data comemorativa. Pessoas questionam a necessidade de comemorar personalidades, profissões, eventos ou fatos corriqueiros da vida, que estão presentes nos hábitos rotineiros e, portanto, não haveria necessidade de fazer comemoração.
A explicação está justamente no questionamento feito. Muitas vezes, vivemos a vida no “piloto automático” e não paramos para pensar na importância do que estamos fazendo. Praticamos os hábitos, convivemos com as pessoas, buscamos a ajuda de profissionais de maneira automática que não nos damos conta de sua importância em nossa vida.
Então, é bom que haja o dia especial das pessoas (aniversário) para que nos lembremos de homenageá-las e externar-lhes amizade e apreço. Para cumprimentar e agradecer ao profissional que nos atende e nos apoia na vida para torná-la melhor. Para que paremos para valorizar um ato rotineiro que praticamos e que é fundamental para a saúde ou para a vida. Para que nos demos conta da importância do ato e para que continuemos a exercitá-lo e o divulguemos.
15 de outubro é data comemorativa do ato aparentemente banal, o dia de lavar as mãos.
Nós, que saímos do período crítico da COVID-19, durante o qual cuidamos de maneira especial dos hábitos de higiene para nos prevenirmos da doença, devemos dar maior valor aos hábitos de higiene e ao “simples” ato de lavar as mãos.
Os humanos não podem viver segundo instintos, como vivem abelhas e formigas. Vivemos segundo a consciência, segundo a aprendizagem e de acordo com hábitos que são passados de geração em geração como forma de preservar a saúde e de tornar possível a vida em sociedade.
Dentre esses hábitos, estão os de higiene, especificamente o de lavar as mãos, que contribuem para o melhor funcionamento do corpo e para a saúde física.
Há fotos que comprovam que, durante o período da gripe espanhola (1918 – 1921), havia a recomendação especial para as pessoas lavarem as mãos. 100 anos depois, com a COVID-19, a recomendação foi a mesma: lavar as mãos. O hábito de higiene permanece e é recomendável em períodos de pestes contagiosas ou mesmo de normalidade.
A fase aguda da COVID-19 passou, mas o hábito de lavar as mãos há que permanecer para o bem da saúde. A comemoração do dia mundial e lavar as mãos deve significar o reforço do hábito e a sua valorização.
Ao lavar as mãos ao acordar, ao lavar as mãos antes das refeições, ou ao escovar os dentes, olhe para suas mãos limpas e sorria em reconhecimento da importância em sua vida do ato que pratica.
Quanta doença você terá evitado com o gesto simples, quase mecânico de lavar as mãos!… Quanta saúde você preservou com o simples gesto de lavar as mãos!…
Dê valor a seu gesto e aos cuidados de higiene que você toma e que se refletem em seu corpo em forma de saúde, de higiene e de cuidado.
Vamos em frente! Com as mãos lavadas.