- QUE É O ROCK
O rock, gênero musical de música popular, evoluiu de diferentes gêneros e se definiu nos Estados Unidos. O blues, o jazz, a música country e até a música clássica se combinaram para formar a estrutura musical simples do rock, de batida firme, rápida e boa para dançar.
- MADRINHA DO ROCK
Quando se fala no início do rock, lembra-se de Elvis Presley, B.B. King, Johnny Cash e falta o reconhecimento a sua criadora.
O rock foi criado nos anos 1920 pela Sister Rosetta Tharpe, uma das poucas negras a tocar guitarras naquela década. Ao chegar em Chicago, Rosetta ficou fascinada com os Blues e Jazz e quis apresenta-se na sua igreja, fazendo a união do gospel ao blues e assim começou a divulgar o novo ritmo.
Em 1944, a irmã Rosetta gravou o que seria considerada a primeira canção de rock no mundo, a “Strange Things Happening Every Day”. Contudo, há divergências sobre qual teria sido a primeira canção de rock do mundo.
A Irmã Rosetta Tharpe não teve o devido reconhecimento em vida. Quando faleceu em 1973, com 58 anos, foi sepultada num túmulo sem identificação em um cemitério da Filadélpia, Pensilvânia, EUA. Somente em 2008, 35 anos depois de sua morte, um grupo de pessoas realizou show beneficente com objetivo de comprar uma lápide para ser colocada no local e identificar que seu corpo estava enterrado ali.
Ela teve o seu nome colocado no Hall da Fama do Rock apenas 45 anos depois de sua morte.
- DÉCADA DE 1950
A geração marcada pelo fim da II Guerra Mundial viu surgir o novo ritmo desconhecido e contagiante, vindo das comunidades afro-americanas dos centros urbanos do norte do país. Lembrar que a Sister Rosetta Tharpe começou a divulgar o rock em Chicago.
O rock sofreu muitas críticas em seu início; dentre elas, chegaram a dizer que promovia o satanismo. Porém, a tudo superou e consolidou-se como ritmo musical universal.
A década de 1950 viu surgir grandes nomes do rock que ajudaram a consolidar e divulgar o ritmo: Elvis Presley, Bill Haley, Fats Domino, Scotty Moore e outros.
- DÉCADAS DE 1960/1970
A década dos 60/70 foi a época mais popular e mais prolífera do rock, com o surgimento dos então chamados “conjuntos musicais”. (Hoje diz-se banda).
Os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, The Pretty Things surgiram nessa época.
Também nessa época surgiu o lema “sexo, drogas e rock ‘n roll”, como movimento antiguerra (a guerra do Vietnã vivia o seu auge) e o crescimento do uso de drogas.
No início dos anos setentas, surgiu a segunda leva de bandas de rock do Reino Unido e Estados Unidos. Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple, Queen, tiveram origem nessa época. Até a Alemanha viu surgir o AC/DC. Esses grupos intensificaram o modo de tocar e conduziram ao surgimento hard rock, bem mais pesado que o rock convencional.
Mais pesado que o hard rock, surgiu o heavy metal, caracterizado pelo timbre saturado e distorcido dos amplificadores, com ar mais sombrio. O Allmusic, base de dados sobre música, afirma que “de todos os formatos do rock, o heavy metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade“.
A maioria da crítica musical condenou o hard rock e o heavy metal, que conduziam o rock em direção ao ruído. O ritmo manteve fãs e, ocasionalmente, os grupos lançam sucessos comerciais e promovem shows mundo afora.
- DÉCADAS DE 80/90
Surgem variações do rock.
O rock grunge, estilo de música voltado para sons pesados e distorcidos, consagrou o U2, o Nirvana, com músicas que expressavam depressão e angústia. A Nova Onda do Heavy Metal Britânico, com as bandas Iron Maiden e Def Leopard. A New Wave, o Punk, o Rock Alternativo…
Enfim, são variações que compartilham elementos comuns do rock, que abrigou esses gêneros como suas variantes.
- ANOS 2000
O rock perdeu espaço para o pop, vertente de estilo musical ao qual o rock se relaciona e sobre o qual exerce influência. Surgem grupos com influências diversas, com grande diversidade de estilos.
- O ROCK NO BRASIL
Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram “Banho de lua” e “Estúpido Cupido”, da cantora Celly Campelo, no início dos anos 60. A Jovem Guarda, também na década de 60, foi o primeiro movimento do rock no país e de grande sucesso no meio da juventude.
Os Mutantes misturaram o rock à diversidade da música brasileira. Nos anos 70, despontaram Raul Seixas, Rita Lee e Secos & Molhados.
Depois surgiram as bandas Barão Vermelho, Blitz, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira!, Kid Abelha, Legião Urbana, Capital Inicial, Os Paralalamas do Sucesso, RPM, Titãs e Ultraje a Rigor, que fortaleceram o rock nacional.
CONCLUSÃO
O rock é um gênero que contém variações musicais que compartilham elementos comuns, que abriga diversos estilos e tipos musicais e se faz presente em todo o mundo. Confira um pouco de rock.
1 comentário
Parabéns pelo artigo. Sou uma apaixonada por rock e suas muitas vertentes. Como o rio corre para o mar, o rock teve no início na musica clássica, não raro vemos hoje com uma indescritível beleza shows como o Queen, Metálica, Scorpions e outros tantos gravando com Orquestra Sinfônica.
Muito obrigada Tenente.