Domingo de repouso. Você está em sua casa, confortavelmente recostada em sua cama ou esparramada no sofá lendo o PortaliMulher.
O sossego e a madorra do dia deixam você quieta, parada, confortável.
A quietude ajuda a relaxar, a ler, a pensar.
A novidade é que você não está parada e se movimenta à incrível velocidade de 800 quilômetros por segundo no espaço. Se você gastou 5 segundos pra ler até aqui, terá se deslocado por 4 mil quilômetros pelo espaço.
Como você nem ninguém percebem esse deslocamento a tal velocidade?
VELOCIDADE É RELATIVA
A velocidade não é dado absoluto; é relativo. Quando estou me deslocando em um carro a 100 quilômetros por hora, a velocidade é medida em relação ao que está parado.
Você está em um avião que voa a 900 quilômetros por hora. Dentro do avião, ninguém sente nem percebe a velocidade. Pra percebê-la, você precisa olhar para fora do avião, para as nuvens ou para o solo. Só se percebe a velocidade em relação a outro corpo que está parado.
MOVIMENTOS
Enquanto você está parada, o que está se movimentando? A Terra, o Sistema Solar e a Via Láctea.
A Terra gira em torno de seu eixo, criando dias e noites, à velocidade de quase 1.700 quilômetros por hora. Nós não percebemos porque tudo que está no planeta se movimenta na mesma velocidade. Como no avião, achamos que estamos todos parados.

Mas a Terra também se movimenta ao redor do Sol e leva pouco mais de 365 dias para completar a volta em torno do Sol. A órbita da Terra em torno do Sol tem 940 milhões de quilômetros que, divididos por 365 dias, dá a velocidade média de 107 mil quilômetros por hora.

O Sistema Solar também se movimenta na galáxia. O Sol se move em torno do centro da Via Láctea e leva a Terra a reboque.

O Sol, que arrasta seus planetas consigo, leva cerca de 225 milhões de anos para completar uma volta em torno do centro da Via Láctea à velocidade de 720 mil quilômetros por hora.
Acabou? Não; ainda não. A nossa galáxia se movimenta pelo cosmos a cerca de 600 quilômetros por segundo. Apesar de estarmos todos na Via Láctea, essa medição foi possível pelo processo da radiação cósmica de fundo (radiação eletromagnética que permite a investigação do cosmos desde seus primeiros instantes: desde o universo primordial, passando pela sua formação até os dias atuais). As galáxias estão em movimento, e o Universo está em expansão; daí a velocidade da Via Láctea.

SUA VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO AGORA
Neste momento, estamos submetidos a 4 movimentos diferentes:
– da Terra ao redor de seu eixo, a 1.700 quilômetros por hora ou quase 0,5 quilômetro por segundo;
– da Terra ao redor do Sol, a 107 mil quilômetros por hora ou quase 30 quilômetros por segundo;
– do Sol e do Sistema Solar ao redor do centro da Via Láctea, a 720 mil quilômetros por hora ou 200 quilômetros por segundo;
– da Via Láctea pelo cosmos a cerca de 600 quilômetros por segundo (2,3 milhões de quilômetros por hora).
Combinando, pois, as velocidades dos 4 movimentos – da Terra em torno de seu eixo; da Terra em torno do Sol; do Sol e do Sistema Solar em torno da Via Láctea; e da Via Láctea pelo cosmos – você está viajando pelo espaço a incríveis 800 quilômetros por segundo.