O comércio oferece concorrência acirrada, mas também oferece múltiplas possibilidades. As gestoras devem saber explorar as possibilidades com criatividade a fim de atrair ou cativar clientes.
As Lojas Caçula dão bom exemplo de criatividade e atitude para cativar clientes. A empresa, que tem filiais no Estado do Rio e em Minas Gerais, oferece itens de papelaria, aviamentos, artesanato, desenho e pintura, casa e decoração e outros.
O trabalho artesanal tem se mostrado uma forte tendência atualmente. Reproduzir em casa manualmente o que é produzido por estabelecimentos tem-se mostrado boa fonte de renda e tem atraído o interesse de consumidores. Evidentemente o trabalho artesanal deve apresentar qualidade e ornamentos que o diferenciem.
Como vende aviamentos e produtos de artesanatos, a Loja Caçula passou a promover cursos presenciais sobre trabalhos artesanais, a fim de atrair clientes e alcançar maior engajamento e fidelização deles.
Ao atrair o cliente para frequentar cursos, a loja angaria a confiança dele, ensina-lhe trabalhar com produtos com produtos da loja e tem quase a garantia da venda de matérias-primas que serão empregadas no artesanato.
A loja destinou espaço em suas lojas para ensinar técnicas de pintura, trabalhos com madeira e com tecidos, consoante os artigos que vende. O artesanato pode ser utilizado como terapia, como forma de relaxamento ou como forma de ganhar dinheiro.
Os cursos são uma forma de ajudar artesãos, de aprimorar a habilidade deles e, ao mesmo tempo, divulga os artigos que vende de modo a conquistar e fidelizar clientes.
Ao fazer o curso, o cliente cria maior afinidade com a loja, se sente mais à vontade nela e até passa a confiar na loja, pois percebe que ela não quer apenas vender pois se dedica ao cliente e se preocupa com ele. A aproximação com o cliente é fator fundamental para a venda.
As lojas podem criar parceria com o SEBRAE ou com secretarias municipais de cultura para desenvolverem cursos em conjunto. O campo é vasto.
Eis bom exemplo de criatividade para atrair e cativar clientes.