O assunto não é novo. Hoje todos sabemos que precisamos cuidar do Planeta, eliminando pequenas ações do nosso dia a dia que trazem consequências prejudiciais, e substituí-las por outras que apresentem formas mais saudáveis e menos destrutivas. Ter atitudes sustentáveis é um exercício diário que exige consciência e persistência.
Desde pequena tenho essa consciência, mas não sabia. A preocupação com a sustentabilidade norteava a minha vida sem que eu compreendesse esse conceito. Era simplesmente um sentimento. Desperdício de comida me incomodava, assim como o excesso de festas sem necessidade. Adultos despreocupados com a saúde, consumindo bebidas, cigarros e churrasco o tempo inteiro. Várias datas comemorativas com muita comida que acabava indo para o lixo. Por alguma razão, ainda pequena, eu me perguntava: Pra que isso tudo? Na minha cabeça não parecia certo.
Os anos se passaram e, hoje, sou mãe de um homem de 24 anos. Na jornada do crescimento dele procurei manter essa consciência, que já estava mais clara na minha mente. Ouvi (e ainda escuto) ‘muitas’ críticas nesse percurso.
– Mas ele só tem dois tênis? Você só vai fazer um bolinho pequeno no aniversário?
Eduquei meu filho dentro dos princípios que acredito e escolhi. Procurei orientá-lo, sempre conversando sobre a importância do respeito e disciplina com o ciclo de vivência e convivência com o próximo e com a natureza, de onde tudo tiramos.
Esse mesmo princípio que me forjou como pessoa e como mãe procurei levar para a vida profissional. Depois de muitas idas e vindas na carreira, decidi empreender com a bandeira da sustentabilidade. Parecia um passo inevitável na minha trajetória de vida.
Para essa jornada busquei dois aliados: minha paixão pela natureza e a tecnologia. Quando pensamos em tecnologia e sustentabilidade num mesmo contexto, nos vêm à cabeça que qualquer processo produtivo afeta negativamente o meio ambiente. São muitos os rejeitos descartados de maneira inconsequente e que poluem nossos recursos naturais.
Sim, o progresso traz consequências, mas a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, colaborando com o combate ao desperdício, a melhoria na qualidade dos transportes, da saúde, a criação de produtos mais duráveis, a reciclagem, entre outros aspectos.
Ao longo da história, o desenvolvimento tecnológico imprimiu à sociedade moderna um conjunto de avanços nunca imaginados, o que vem contribuindo de forma acelerada para uma relação quase simbiótica entre pessoas, máquinas e natureza.
Estamos em 2021, ano em que lançarei minha marca de moda praia sustentável. Mais um passo à frente na minha existência. Esta coluna não tem o objetivo de vender produtos ou impor valores, mas, sim, de compartilhar conhecimentos e reflexões que podem fazer do nosso Universo um lugar melhor para nós e para todos que ainda virão.
Falar sobre sustentabilidade é, na verdade, uma grata oportunidade de voltar na máquina do tempo e lembrar que eu era sustentável e nem sabia. Hoje, depois de muita luta e autoconhecimento, sinto-me no dever de compartilhar essa consciência com vocês. Sendo assim, até a próxima conversa e que venham muitos aprendizados!