No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana quem tem presença de espírito costuma sair-se bem quando está numa situação desconfortável. Para essas pessoas, o constrangimento perde espaço para comentários inteligentes com boa dose de bom humor. Caso você seja especialista nessas tiradas únicas, acompanhe os ‘causos’ que publicaremos neste espaço, todos extraídos de livros, revistas ou do folclore popular. E, se quiser compartilhar algum ‘causo’ da sua cidade, envie-o para nós que o publicaremos. Vamos a mais um ‘causo’:
Os políticos mineiros da antiga geração eram conhecidos por sua sagacidade e esperteza. JK, Magalhães Pinto, Tancredo Neves, José Maria Alckmin e outros. José Maria Alckmin foi deputado, ministro de JK e vice-presidente de Castelo Branco (1964-1967), e sobre ele contam-se muitos casos, como este.
Alckmin foi fazer campanha no interior de Minas Gerais, onde se encontrava com correligionários para montar a estratégia para as eleições. De repente, Alckmin deparou-se com um rapaz, cujo pai o havia auxiliado em eleições anteriores. Alckmin olhou ao redor, à procura do antigo correligionário, e não o viu. O jovem aproximou-se de Alckmin para cumprimentá-lo e Alckmin, estranhando a ausência do pai dele, disse-lhe:
– Meu jovem, estimo muito em vê-lo. Mas onde está seu pai que não o vejo?
Constrangido, o rapaz respondeu-lhe:
– Deputado, meu pai morreu faz mais de um ano.
Sem perder a pose, Alckmin sapecou-lhe:
– Morreu para você, filho ingrato, pois ele está sempre vivo em nossa memória e em nosso coração.
Imagem meramente ilustrativa de Alkmin, não retrata o causo em questão!