Resumo das principais notícias da semana de interesse de mulheres gestoras, empreendedoras e dinâmicas.
MULHERES E VINHOS
O interesse de mulheres por vinhos e espumantes tem aumentado e não apenas em saboreá-los, mas também pela produção, atuação em marketing, análise de vinhos e mercado.
Segundo Andrea Mazaro, da Associação Brasileira de Sommeliers, em informação prestada à revista Isto è, 43% dos inscritos em cursos de sommeliers em São Paulo são mulheres.
O número de confrarias de mulheres também tem aumentado, embora as mulheres tenham mais dificuldades que os homens para se reunirem em razão de imprevistos com filhos e outros próprios da mulheres.
COMBATE À DENGUE
Belo Horizonte iniciou a terceira fase de projeto para combater a dengue e a chikumgunya, transmititdas pelo mosquito Aedes Aegypti, a qual consiste em soltar mosquitos Aedes Aegypti modificado com a bactéria Wolbachia.
A expectativa é que haja o cruzamento de mosquitos não contaminados com a bactéria com os contaminados e assim nascerem apenas mosquitos com a bactéria Wolbachia.
A bactéria Wolbachia é um microrganismo que impede a transmissão de viroses para humanos e animais.
O programa é feito em parceria com a organização internacional World Mosquito Program (WMP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde. O impacto será analisado no início de 2024.
MULTA POR DESCARTE IRREGULAR DE LIXO
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto de lei que aumenta o valor das multas para pessoas e empresas que descartarem irregularmente lixo e entulho.
O lixo descartado irregularmente acaba por entupir bueiros, poluir córregos e prejudicar a vida de todos.
A limpeza da cidade não fica a cargo apenas da prefeitura; todos devem ter consciência da necessidade de sua atuação para contribuir para a limpeza da cidade.
MERCADO DA MODA
O Instituto Research and Markets, loja de pesquisa de mercado, avaliou que, em 2022, as mulheres movimentaram em todo o mundo US$963 bilhões de dólares em moda.
SALGADOS
A Kantar, empresa de consultoria que monitora, entre outros temas, o consumo de bebidas fora de casa, observou nova tendência nas grandes cidades. Por conta da correria e da demora em deslocamentos, algumas pessoas têm substituído o almoço por salgados (coxinhas, empadas, pão de queijo) acompanhados de suco pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.
Naturalmente os salgados não são tão nutritivos como o tradicional arroz com feijão, mas permitem ganhar tempo e ainda dão boa economia.
MACHOS DISPENSÁVEIS
O biólogo Fernando Reinach publicou curioso artigo no jornal O Estado de São Paulo, em que ele descreve interessante experiência realizada por cientistas, que retiraram células de um camundongo macho e, por meio de processo complexo, induziram as células a se transformarem em óvulos.
Esses óvulos foram fecundados com espermatozoides provenientes de outro camundongo, e os embriões foram implantados no útero de uma fêmea e geraram camundongos.
Tecnicamente, os filhotes são filhos genéticos de dois machos – um cedeu o espermatozoide e o outro cedeu as células que foram transformadas em óvulos. Ainda assim, a fêmeas são necessárias, pois os óvulos foram gestados no útero da fêmea.
A experiência permite imaginar um mundo habitado somente por mulheres, mas não permite imaginar um mundo habitado somente por machos.
OPORTUNIDADE
Os sósias do Rei Charles III, da Inglaterra, estão tendo muito trabalho. Enquanto a Rainha Elizabeth estava viva, eles quase não eram chamados para participar de eventos de caridade, celebrações e festas de empresas. Com a morte da rainha e a assunção do trono por Charles III, a procura aumentou muito.
O cachê dos sósias dobrou depois da morte da rainha. Um deles disse que ganhou 800 libras (perto de 5 mil reais) para participar da inauguração de um aeroporto.
Charles Haslett, sósia e imitador do rei, gastou mais de 32 mil reais para ficar mais parecido com o rei. Comprou ternos, peruca grisalha, anel sinete de ouro e até massa de modelar para ficar com orelhas de abano parecidas com as do rei.
VIAGEM À LUA
A NASA, agência espacial norte-americana, anunciou o nome dos astronautas que viajarão até a Lua em 2024 na missão Artemis. Pela primeira vez, quatro pessoas participarão do mesmo voo. As missões Apolo, que voaram à lua no século passado, era compostas de 3 astronautas.
O voo não pousará na Lua; contornará o satélite e voltará à Terra.
A tripulação contará com uma mulher, Cristina Koch, 44 anos, mestre em engenharia elétrica e veterana de missão de longa duração na Estação Espacial entre 2019 e 2020.

ATAQUE A CRECHE
Ataques a creches e a escolas se sucedem no Brasil, causando vítimas inocentes, como o que aconteceu em Blumenau. “Especialistas” de todos os naipes apressam-se a dar explicações: população armada, armas na mão de cidadãos (ainda que as últimas mortes tenham sido causadas por assassinos portadores de facas e machadinhas), cultura de violência, redes sociais, busca de projeção, incentivo à prática de violência, grupos nazistas, bullying, insegurança… Ou será o somatório de tudo isso?
O fato é que a sociedade como um todo está doente. Apontar falhas de terceiros é muito cômodo e fácil.
FIGURA SAGRADA
A Corregedoria de Justiça de São Paulo está investigando por que o autor do ataque à escola de São Paulo que matou a professora se machucou dentro da Fundação Casa e apresentou hematomas na cabeça e na região dos olhos. Quer saber se ele caiu do beliche, como alegaram, ou se ele foi agredido por outros detentos.
Da mesma forma, o autor do massacre na creche de Blumenau reclama do tratamento que recebeu dos policiais militares ao ser preso, pois um policial lhe disse que ele “merecia levar uns tiros na cara”.
As faculdades de direito ensinam que a “figura do réu é sagrada” e deve ser respeitada como ser humano.
Sim, mas não se podem esquecer as vítimas nem seus familiares.
FRASES DA SEMANA
SUCESSO
“Sucesso não é a chave para a felicidade; felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem sucedido”.
Albert Schwitzer, (1875 – 1965), teólogo, organista, filósofo e médico alemão.
FALTA DE PLANOS E DE PROGRAMA
“Vamos aprofundar a discussão sobre como tornar a cidade sustentável”.
Resposta, de um pretenso candidato a prefeito de uma grande cidade, à pergunta formulada pela revista Veja, edição de 5 de abril, sobre como pretende vencer as eleições, utilizando o conhecido chavão “aprofundar a discussão”. O chavão permite responder sem nada dizer e demonstra apenas que o futuro candidato não tem planos, nem projetos e nem programa de governo e que apenas quer eleger-se. Como o chavão “aprofundar a discussão”, existem outros: “aumentar a participação popular”, “repensar”, “renovar” e tantos outros.
DESAFIOS
“Eu penso sempre que estou num novo emprego com novos desafios. Eu nunca me coloco na rotina; sempre me levanto pensando que terei coisas novas a serem desenvolvidas e a serem feitas, novos desafios a serem propostos e o time também deverá ser desafiado”.
Luciane Starling, superintendente de um shopping em Belo Horizonte há 17 anos, ao jornal O Tempo, sobre como estar em busca de inovação e por que está há 17 anos como superintendente do shopping.
SEGUIR EM FRENTE
“Não importa a sua velocidade, desde que você siga e frente”.
Confúcio, pensador e filósofo chinês.