SEMANA TUMULTUADA
Apesar do término das eleições, o clima de disputa ainda permanece. Manifestações pipocaram em todo o país, espalhando-se por cidades e rodovias bloqueadas.
Houve ameaça de desabastecimento em algumas cidades, não concretizada com o fim dos bloqueios das rodovias a partir do dia 3, quinta-feira.
O ambiente conturbado persistiu durante a semana.
COPA DO MUNDO
Após as eleições, as atenções deveriam voltar-se para a Copa do Mundo de futebol. Contudo, as manifestações populares dominaram o ambiente no Brasil.
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos somou pouco mais de 180 mil unidades em outubro, queda de 6,7% em relação ao mês anterior.
A queda das vendas se deveu à falta de semicondutores para algumas marcas, juros altos para financiamento dos veículos e expectativa em relação ao resultado das eleições.
O melhor resultado do ano foi obtido em agosto com a venda de 208,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em todo o país.
CATÁLOGO DE MÚSICAS
A Amazon anunciou o aumento do cardápio de músicas para os assinantes Prime – modalidade de assinatura que inclui entregas, streaming de vídeos e games.
O cardápio passou de 2 milhões para 100 milhões de músicas que podem ser reproduzidas em modo aleatório e sem anúncios comerciais.
A Amazon Music é aliada da assistente de voz da empresa, a Alexa.
O Amazon Music Unlimited tem mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo.
MOTOS
No mês de outubro, as vendas de motos cresceram 24% em relação a outubro de 2021. As vendas alcançaram 120 mil unidades, de acordo com dados fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
De janeiro a outubro, mais de 1,1 milhão de motos estão rodando pelas cidades do país.
PAGAMENTO AUTOMÁTICO
O grupo paranaense Muffato inaugurou a primeira loja autônoma com tecnologia que permite o pagamento automático das compras.
O consumidor usa um QR-Code do aplicativo da empresa na catraca de entrada, pega os itens que quiser e sai da loja. O pagamento é feito diretamente no aplicativo via cartão de crédito. Brevemente o PIX deve ser incorporado ao sistema de pagamento.
O grupo investiu 10 milhões no aplicativo, que demorou cerca de dois anos para ficar pronto.
A loja tem 3,9 mil sensores e balanças integradas às prateleiras. Quando alguém retira um produto da gôndola, os sensores captam os sinais, que são processados pelo software da empresa que faz o controle do aplicativo e o opera. Os funcionários da loja serão responsáveis pelo atendimento ao cliente e pela gestão de estoques.
NOVOS ESTILOS DE VIDA
A pandemia provocou mudança em vários setores da sociedade, dentre eles a busca por uma casa que ofereça conforto, espaço e contato com o verde, como espaços arborizados e hortas comunitárias.