SETOR DE TURISMO
Nos sete primeiros meses da pandemia em 2019, o setor de turismo fechou quase 500 mil vagas formais de trabalho. Desde o fim de 2020 até os dias atuais, o setor conseguiu repor 380 mil vagas. Falta, portanto, recuperar cerca de 90 mil postos de trabalho.
Em 2021, o setor atravessou período de grandes restrições, com bares e restaurantes fechados e pacotes turísticos e produtos relacionados a viagens sofrendo restrições.
Em julho de 2022, os setores de hotéis, restaurantes e transporte aéreo tiveram bom desempenho, o que permite prever o crescimento de 5,1% do setor de turismo para o segundo semestre de 2022.
CARROS VOADORES
Os carros voadores (eVTOL – veículos elétricos de pouso e decolagem verticais) ainda não entraram em serviço e ainda encontram-se em fase de testes e estudos. No entanto, o número de encomendas é alto.
Segundo a Revolution Aero, que monitora a indústria aérea, existem 4,6 mil encomendas do “carro voador”.
A previsão é que os carros voadores entrem em operação em 2026 ou até mesmo em 2025.
BRECHÓS
O Boston Consulting Group, empresa de consultoria empresarial, é considerada por muitos como a de maior prestígio dentro da indústria de consultoria empresarial, analisou o cenário de revendas de artigos de moda no Brasil e concluiu que o segmento de revendas de peças de vestuário deve crescer entre 15% e 20% até 2030.
Em países estrangeiros, o consumo de itens de segunda mão é hábito consolidado.
Há a estimativa de que a cada dez brechós abertos no Brasil quase nove (88%) são de microempreendedores individuais e que o empreendedorismo é motivado pela necessidade. São pessoas que não conseguiram emprego ou que pretendem reforçar a renda familiar.
O consumo de itens de segunda mão encontra-se aquecido no mundo em razão da consciência ambiental ou da economia que a compra permite.
APARTAMENTOS COMPACTOS
O tamanho dos imóveis tem diminuído, acompanhando a tendência de famílias menores e até mesmo para diminuição dos custos dos moradores. As opções de moradias mais amplas tendem a ser luxo nos grandes centros urbanos.
Casas menores naturalmente exigem mudanças em seu interior; a mobília e a rotina da família deverão adaptar-se ao espaço.
CARRO PRÓPRIO
A pandemia trouxe mudanças também no mercado de carros: as pessoas queriam comprar carro novo e não havia produção. As locadoras passaram a oferecer assinaturas anuais de veículos.
O interessado paga mensalidades fixas em contratos de 12 ou 48 meses e tem a vantagem e não se preocupar com custos de seguro, manutenção e impostos.
Também criaram o aluguel de veículos por hora, diário, semanal ou assinatura mensal.
BIOTECNOLOGIA
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), maior centro de tecnologia de cana-de-açúcar do mundo, está localizado em Piracicaba, São Paulo, uma das regiões de agronegócio mais prósperas do Brasil.
O CTC testará, em área experimental, nova tecnologia de plantio da cana-de-açúcar a partir da próxima safra 2003/2004, baseada em sementes sintéticas, desenvolvidas em “biofábricas”.
Segundo estimativas do Centro, o novo método, se aprovado na prática, poderá proporcionar ganho de até R$17 mil por hectare.
PROCEDIMENTO ESTÉTICO
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o número de procura por procedimentos estéticos no primeiro trimestre de 2022 praticamente quadruplicou em relação ao mesmo período de 2021.
A busca pela beleza do corpo e a busca por maior autoestima estão entre as principais razões desse aumento.
O Brasil realiza, em média, 1,5 milhão de cirurgias plásticas por ano, o que faz o país ocupar o segundo lugar no ranking mundial.
A harmonização facial é um dos procedimentos estéticos mais comuns no Brasil.
MORAR SOZINHO
Morar sozinho tem-se tornado opção para aqueles que resolveram sair da casa dos pais ou que se separaram. Mas há um preço; grande parte das pessoas que vivem sozinhas tornou-se inadimplente, porque não tem outro com quem dividir despesas de energia, internet, condomínio, água e outras.
As despesas de vazamento, pequenas obras de reparo ou a visita do eletricista devem ser arcadas sozinho.
Quem pretende morar sozinho precisa, antes, mensurar quanto ganha e o quanto gasta. É recomendável que não se gaste mais de 30% do rendimento mensal com as contas da casa, embora esse percentual possa variar em função das prioridades que a pessoa tem na vida. Certo é que não se podem gastar 100% do que ganha com a casa.
30ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS
Começou esta semana a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que selecionará os vinhos brasileiros 30% mais representativos da Safra 2022.
A etapa inicial consiste em recolher 533 amostras de 70 vinícolas dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Segundo a ABE, trata-se da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.
O resultado da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos será compartilhado com um público presencial de 600 apreciadores no dia 5 de novembro, em Bento Gonçalves, e com pessoas que estarão degustando e acompanhando de casa por meio de transmissão simultânea a ser feita pelo Youtube.
A campanha visa aprimorar a qualidade do vinho nacional e promovê-lo em âmbito nacional e nos países vizinhos.
RAINHA ELIZABETH II
Não há muito assunto a abordar, sobre a morte da Rainha Elizabeth, que não tenha sido tratado por outros órgãos de imprensa. Encontramos um nicho: a maneira de vestir-se dela.
A Rainha fazia questão de vestir-se de modo a ser notada, mas sem estardalhaço e sem cores extravagantes. Discreto chique.
Não caiu no lugar comum dos terninhos escuros. Ela fazia questão de vestir-se de acordo com o clima e a ocasião. Ela evitava abas largas de chapéus para que o vento não os levasse e para que pudesse ser vista. Bolsas na dobra dos cotovelos para ficar com as mãos livres.
Usava tons sóbrios, a fim de apresentar-se como rainha que era.
FRASES DA SEMANA
VOLUME DE SERVIÇOS
“A retomada de crescimento do volume de serviços é significativa e está ligada aos serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação e o de transporte de cargas”.
Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, ao jornal Correio Braziliense, Ed. 14 Set, sobre o crescimento de 1,1% do setor de serviços no mês de julho, que superou as expectativas de crescimento de 0,6%.
SETOR DE TURISMO
“O setor de turismo é o que mais tem a recuperar ao longo de 2022. Revisamos nossas projeções e estamos projetando alta de 5,1% no faturamento do turismo”.
Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao jornal Correio Braziliense, Ed. 14 Set, prevendo boa recuperação em 2022 do setor de turismo, um dos que mais sofreram durante a pandemia e o “fique em casa”.
AMBIÇÃO
“A alegria, o sexo e a ambição são elementos que compõem o Eros (na Mitologia Grega, Eros era o deus do amor e do erotismo) – nossa pulsão vital. A ambição se torna negativa quando é desmedida e excessiva e se transforma em ganância”.
Nilton Bonder, rabino, escritor e dramaturgo, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 14 set, reconhecendo que a ambição é uma disposição natural e que se torna prejudicial quando excessiva e incontrolável, o que a transforma em ganância.
COVID-19
“(A pandemia) ainda não terminou, mas o final está ao alcance de nossas mãos”.
Tedros Adhanon Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, afirmando que o mundo está prestes a vencer a COVID-19.