Resumo das notícias da semana.
CASOS DE DENGUE E CHIKUNGUNYA NO BRASIL EM 2024
DENGUE | CHIKUNGUNYA | |
Número de casos prováveis até 8 de novembro | 6.588.472 | 261.799 |
Aumento do número de casos na semana | 7.938 | 512 |
Número de óbitos decorrentes até 1 de novembro | 5.772 | 193 |
Aumento do número de óbitos na semana | 53 | 4 |
Óbitos em investigação até 1 de novembro | 1.318 | 120 |
Aumento do número de óbitos em investigação na semana | 119 | — |
Fonte: Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado em 8 de novembro de 2024.
FEBRE OROPOUCHE
O número de casos de febre oropouche teve aumento de 337 casos na semana, alcançando o total de 8.501 casos da doença em 2024.
PRÊMIO PARA SOLUÇÃO INOVADORA
A NASA, agência espacial norte-americana, abriu concurso que oferece prêmio de até R$ 17 milhões para quem apresentar solução para a gestão eficiente dos resíduos no espaço. A solução deve reciclar ou gerenciar os resíduos humanos no espaço durante as missões espaciais de longa duração.
Qualquer pessoa pode participar. As inscrições podem ser feitas pelo site da Universidade do Alabama, que está coordenando o concurso.
INCÊNDIOS NO BRASIL
O Sistema de Monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (INPE) registrou que, no mês de outubro, o Brasil teve 33.100 incêndios florestais nos principais biomas, sendo 16 mil na Amazônia, 8 mil no Cerrado e mais de 2 mil no Pantanal.
De janeiro a outubro, foram 243.545 focos de incêndio em todo o país. Não houve reação à altura das necessidades por parte das autoridades.
Há que considerar que os servidores do IBAMA estiveram em greve em grande parte do ano. As atividades de fiscalização ambiental e licenciamento estiveram parcialmente paralisadas de janeiro a agosto deste ano.
O mês de setembro registrou os piores 30 dias da série histórica do monitoramento do INPE realizado desde 2018: foram 83.154 incêndios em todo o país.
VENEZUELA I
O governo brasileiro vinha mantendo relação de condescendência com as arbitrariedades cometidas por Nicolás Maduro. Nos últimos dias, as relações entre Brasil e Venezuela se deterioraram por dois motivos.
Assessor especial da presidência da República acusou publicamente a Venezuela de não haver cumprido a palavra de expor as atas das últimas eleições realizadas em julho. A maioria dos países do mundo acusaram o governo da Venezuela de fraude nas eleições, enquanto o governo brasileiro tentou adiar a tomada de posição alegando que esperava a divulgação das atas eleitorais.
O segundo motivo foi a recusa do Brasil de admitir a Venezuela nos BRICS. O BRICS, grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico, era composto inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em janeiro de 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã incorporaram-se ao bloco.
A Venezuela candidatou-se a adesão ao grupo durante a XVI Cúpula do BRICS realizada em Kazan, Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubro. O Brasil votou contra o ingresso da Venezuela.
VENEZUELA II
Os dois fatos suscitaram a revolta de Nicolás Maduro, que dirigiu impropérios a autoridades brasileiras.
A Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela publicou e compartilhou pelas redes sociais a foto provocativa da bandeira do Brasil com a mensagem: “Quem se mete com a Venezuela se dá mal”.
A imagem apresenta a silhueta de um homem com o rosto escurecido que parece o presidente brasileiro. O escurecimento dificulta a identificação precisa da figura.
A postagem dá margem a diferentes interpretações sobre a mensagem subentendida, sua simbologia e seus objetivos.
A História registra casos de ditadores com pouco prestígio perante seu povo provocar um inimigo externo na tentativa de congregar seu país em torno do enfrentamento do inimigo externo comum.
É HOMEM
Relatório médico, divulgado por jornalista francês, da boxeadora argelina Imane Khelif, medalha de ouro em Paris 2024, expôs detalhes pessoais da atleta. O relatório foi elaborado em 2023 por um hospital de Paris em colaboração com um hospital da Argélia.
O relatório aponta que Khelif não tem útero, possui testículos internos e um micropênis e tem cromossomos XY.
Será que o Comitê Olímpico Internacional (COI) cassará a medalha olímpica de Imane Khalif? Será que o COI fará reparação à lutadora italiana, Angela Carini, que desistiu de lutar contra um homem?
ELEIÇÃO DE TRUMP
As eleições norte-americanas afetaram todo o mundo e até o Brasil que aproveitou as eleições dos estados Unidos para expor a polarização política aqui existente. Nunca uma eleição de lá teve tanta torcida brasileira como a de 2024.
Grande parte da imprensa esqueceu o papel de informar e assumiu descaradamente um dos lados. O engajamento político não acontece apenas no Brasil.
O jornalista Cláudio Humberto informou que um levantamento, divulgado pela imprensa norte-americana neutra e a apoiadora de Trump, mostrou que 86% das notícias divulgadas sobre a Kamala Harris foram favoráveis a ela e que 89% das notícias divulgadas sobre o Trump foram negativas e desfavoráveis a ele.
EXTRAVAGÂNCIAS
O jornal carioca Extra publicou que celebridades têm extravagâncias que vão muito além de shows, mansões e ostentação.
A cantora Lady Gaga já contratou uma assistente para dividir a cama com ela porque ela odiava dormir sozinha.
O cantor, rapper e compositor norte-americano Cee lo Green emprega um assistente para enxugar sua testa suada e outro para colocar pedaços de chicletes em sua boca.
O ator Mark Wahlberg revelou que, em razão de sua rotina diária exaustiva, contratou um assistente para acordá-lo às 3 horas da manhã para fazer as orações, porque ele não acordava com o despertador.
O cantor Justin Bieber tem um funcionário para segurar sua bebida e seu prato de comida, pois ele não os coloca sobre a mesa.
A cantora Mariah Carey exige um membro da equipe para segurar sua taça de champanhe e outro para andar de costas na frente da cantora para ampará-la caso ela tropece e precisar ser segurada.
Será que fama e dinheiro tornam as pessoas fúteis ou é da personalidade delas? Você manteria a simplicidade caso fosse milionária e/ou celebridade?
FRASES DA SEMANA
ALICERCE FORTE
“Nunca ergas um edifício sem fortes alicerces ou viverás com medo”.
Sabedoria persa, que também destaca a importância do planejamento e da preparação antes da execução de qualquer atividade.
OLHAR DIFERENTE
“Se você mudar a maneira como olha as coisas, as coisas que você olha mudam”.
Wayne Dyer, (1940 – 2015), psicólogo, escritor e palestrante motivacional norte-americano.
EM FRENTE
“Vamos sempre em frente, pois a única pessoa que ganhou dinheiro andando pra trás foi o Michael Jackson”.
Frase que circula pelas redes sociais.