Resumo de notícias da semana.
DENGUE E CHIKUNGUNYA
O Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, apresenta o número de casos de dengue, chikungunya e zika em 2024 (atualizado até o dia 23 de agosto):
DENGUE
CASOS PROVÁVEIS | ATÉ A SEMANA ANTERIOR | ATÉ A SEMANA ATUAL | AUMENTO DOS CASOS NA SEMANA |
DENGUE | 6.487.793 | 6.500.118 | 1.991 |
ÓBITOS DECORRENTES DA DENGUE | 5.166 | 5.232 | 66 |
ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO | 2.045 | 1.991 | —– |
CHIKUNGUNYA
CASOS PROVÁVEIS | ATÉ A SEMANA ANTERIOR | ATÉ A SEMANA ATUAL | AUMENTO DOS CASOS NA SEMANA |
CHIKUNGUNYA | 252.723 | 254.170 | 1.447 |
ÓBITOS DECORRENTES DA CHIKUNGUNYA | 160 | 162 | 2 |
ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO | 150 | 153 | 3 |
Fonte: Painel de Monitoramento das Arboviroses (Ministério da Saúde). Atualizado em 23 de agosto de 2024.
O número de casos de zika permaneceu inalterado.
FEBRE OROPOUCHE
O Brasil teve 831 casos de febre oropouche em 2023 e 7.848 até agosto de 2024, quase 10 vezes miais.
STF
O ministro Alexandre de Moraes não admitiu os erros cometidos e a afronta à lei expressos nos diálogos travados entre seus assessores e expostos na série de reportagens do jornal Folha de São Paulo. Os diálogos expõem diálogos que deixam clara a perseguição a jornalistas e políticos, a maioria de direita.
Além de haver expedido nota na qual afirmou que seu comportamento e o de seus assessores se mantiveram dentro dos princípios legais e que foram respaldados pela Procuradoria Geral da República (o que não corresponde à verdade), Moraes ainda determinou a abertura de novo inquérito (sem ter sido provocado pelo Ministério Público, como determina a lei) para apurar o vazamento da notícia.
Ou seja, no inquérito, Moraes figura como interessado, delegado, promotor e juiz que julgará o caso. Repete-se a velha figura de mandar matar o mensageiro que traz notícia ruim: inquérito para apurar o vazamento e nenhuma importância para a ofensa à lei praticada.
Enquanto isso, o Senado, que tem poderes constitucionais para julgar o impeachment de ministros do Supremo, e os demais ministros do STF permanecem silentes e coniventes, na tentativa de acobertar ilegalidades.
E o Brasil permanece como território sem lei, submetido à vontade de soberanos e ditadores de toga.
FOCO DO NOTICIÁRIO
A maior parte dos jornalistas e comentaristas políticos se dedica a analisar e criticar o candidato a prefeito de São Pablo Marçal e deixa em segundo plano a conduta ilegal do STF.
INCÊNDIOS NO BRASIL
O Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (INPA) informou que, de janeiro até o dia 24 de agosto, o Brasil teve 105 mil focos de incêndios florestais. O número só perde para o ano de 2009, quando o INPA registrou119 mil focos de incêndios entre janeiro e agosto.

O número de focos de incêndios de 2024 supera em 75% o número de 2023.
INCÊNDIOS EM SÃO PAULO
O estado de São Paulo registrou 3.482 ocorrências de incêndios em agosto de 2024. Indícios apontaram para a possibilidade de incêndio criminoso em São Paulo. A intensificação dos incêndios em apenas dois dias; aumento repentino do número de focos de incêndios, muitos deles concentrados em lavouras de cana; focos de incêndio distantes uns dos outros surgidos ao mesmo tempo; tudo isso despertou a atenção das autoridades paulistas.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que “o estado ainda não conseguiu constatar nenhum tipo de relação entre as pessoas que provocaram incêndios ou que tenha havido envolvimento coordenado”. No entanto, a Polícia Civil do estado declarou que ainda não havia descartado nenhuma possibilidade.
Usinas paulistas de açúcar e etanol ofereceram recompensa de até R$ 30mil por informações que levassem à prisão dos incendiários.
Não se pode esquecer que a seca e baixa umidade do ar favoreceram a profusão de focos de incêndios.
PRISÕES POR ATEAR FOGO
Quatro pessoas foram presas em São Paulo e em Goiás suspeitas de provocar incêndios, mas a prisão delas não indica ter havido ação coordenada.
Um dos presos apresentou problemas psiquiátricos. Outro ateou fogo em lixo residencial e o fogo espalhou-se, mas não houve intenção criminosa.
Outro ateou fogo em um pasto na cidade de Batatais, mas o fogo foi controlado.
Lucas Vieira dos Santos foi preso em flagrante ateando fogo em pasto no município de Bom Jardim (GO). Ele admitiu que fora contratado para atear fogo em propriedades rurais de um desafeto político da pessoa que o contratou.
DESPREPARO
O triste no episódio dos incêndios é ver a incapacidade dos políticos e do governo, que não buscam soluções, agem de forma tímida evidenciando despreparo e se dedicam mais a fazer acusações. O governo se dedica a criticar o governo anterior, o agronegócio, o clima e o aquecimento global, mas não apresenta soluções eficazes.
As mudanças climáticas poderão tornar incêndios mais freqüentes. As medidas de prevenção e do aumento de meios de combate ao fogo, incluindo aeronaves, requerem urgência.
CAMPANHAS POLÍTICAS
O Brasil tem se concentrado na campanha política de São Paulo, em razão da importância da cidade e do surgimento de novo fato na figura de Pablo Marçal, que destoa da figura do político tradicional e centra sua campanha nas redes sociais.
Poucas propostas, poucas análises da conjuntura e da situação das cidades; predominam acusações e ofensas pessoais para tentar desmerecer o adversário.
PET PROCESSA A TUTORA
Theo, da raça shih-tzu, processa sua tutora por maus tratos. Theo foi levado para a clínica veterinária My Clinic Saúde Animal, em Porto Alegre, com sangramentos e sinais de infecção, onde foi tratado pela veterinária Aline München.

A tutora de Theo havia feito seu castramento em casa, deixou-o com muito sangramento, amarrado, sem medicação e suturado com linha de anzol.
Theo passou por cirurgias na clínica e está bem. A própria clínica moveu ação contra a tutora, pedindo que ela perca a guarda definitiva do pet e seja condenada a pagar o tratamento e os danos causados a ele.
A cada dia, a sociedade se convence de que os animais são seres sencientes – seres capazes de ter sentimentos e emoções, como amor, solidão, amor, alegria e raiva – e, como tal, tornam-se merecedores de proteção. Senciência é a capacidade de sentir.
A sociedade evoluiu nesse sentido. O filósofo e matemático francês René Descartes (1596 – 1650) considerava que os animais eram máquinas sem alma, ou seja, incapazes de sentirem dor ou expressarem sentimentos.
Apesar de menos complexa que a mente dos seres humanos, a mente dos animais possibilita a eles sentirem dor e agonia e manifestarem sentimentos de raiva, amor, alegria e outros.
HINO NACIONAL
Em comício realizado na cidade de São Paulo com a presença do presidente da República, a cantora do Hino Nacional usou a linguagem dita neutra: “verás que es filhes teus não fogem à luta” e “des filhes desse solo…”.
Evidentemente, o político responsável pelo comício eximiu-se de responsabilidade ao declarar que “a produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação dos profissionais que trabalharam na organização do comício, incluindo a intérprete do Hino Nacional”. Transferência de responsabilidade, assim como se diz que “agiu em cumprimento de ordens recebidas”.
A Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais (Bandeira Nacional, Hino Nacional, Selo e as Armas Nacionais), prevê que é contravenção penal, infração penal menos grave, introduzir modificações na letra do Hino Nacional e estabelece multa para os contraventores.
NÍVEL DOS MARES
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um alerta ao mundo sobre o aumento do nível dos mares, consequência do aumento das temperaturas que causa o derretimento das geleiras polares e o aumento do nível das águas do mar.
Segundo Guterres, problema foi criado pela própria humanidade, que devem agir para evitar que o problema se agrave. As ações propostas são reduzir as emissões de carbono, fim do uso dos combustíveis fósseis e investimentos em adaptação climática. As providências nesse sentido têm sido tímidas e insuficientes.
O aumento do nível dos mares amplifica as marés, aumenta o risco de inundações costeiras com riscos à infraestrutura e intrusão de água salgada em aquíferos e rios. Cientistas consideram que as conseqüências irão além das cidades costeiras, com reflexos na perda de atividades econômicas, danos a portos e sistemas de transporte globais.
Duas cidades brasileiras foram citadas como as que mais serão afetadas pelo fenômeno: Rio de Janeiro e Atafona, Norte do Estado do Rio de Janeiro.
X (ANTIGO TWITTER)
Às 18 horas da sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a censura do X em todo o território nacional, sob a alegação de que a rede não havia indicado o representante legal no país.
A decisao de Moraes se compunha de 3 itens. O primeiro determinava a suspensão imediata, integral e completa do X em todo o território nacional.
O Item 2 determinou que os provedores de internet e de serviços de internet criassem obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do X pelos usuários do IOS e do ANDROID.
O Item 3 determinava multa de 5o mil reais para quem utilizar o VPN para acessaar o X.
Às 20 horas, Moraes revogou a decisão constante do Item 2.
Até a noite de sábado, ninguém sabia o que iria acontecer e nem qual seria a amplitude da decisão de Moraes. Até a noite de sábado e o fechamento desta edição, o X permanecia ativo.
DECISÃO DO MINISTRO ALESANDRE DE MORAES
O Item 3, que determinava multa de 50 mil reais para quem utilizar o VPN para acessar o X no Brasil, teve a legalidade questionada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) porque ela envolve pessoas que não são parte do processo jurídico; apenas a X é parte do processo. Decisões de juízes não devem, de acordo com a lei, envolver terceiros que não são parte no processo.
Além disso, para verificar se alguém está utilizando VPN para acessar o X, a autoridade teria que requisitar o aparelho celular da pessoa e confirmar se ela estaria usando o X para o fim específico de acessar o X. Não haveria irregularidade caso o VPN esteja sendo usado para acessar outras plataformas. Ou seja, tal decisão é inexequível e talvez tenha por objetivo assustar incautos e fazê-las afastarem-se do X.
NARCISISTA
Você é narcisista? Em entrevista ao jornal O Globo, a psicóloga britânica Sarah Davies dá dicas para saber se alguém é narcisista.

Ela dá traços da personalidade narcisista e diz que alguém será narcisista quando apresentar cinco ou seis dos seguintes traços: forte percepção de grandiosidade; necessidade patológica de admiração e atenção; egoísmo; arrogância; ansiedade; freqüente depreciação dos outros; crença de que é especial; convicção de merecer privilégios; falta de empatia; não assumir responsabilidade pelos próprios erros; medo de intimidade; e agressividade.
FRASES DA SEMANA
CLIENTE
“O cliente é alguém que nos traz suas necessidades”.
Lema da empresa de varejo L. L. Bean Inc, fundada em 1912 por Leon Leonwood Bean.
ENFRENTAR A VIDA
“Carrego a alegria que conquistei ao parar de beber. Viver não é fácil, existem desafios, e como!… Mas é muito mais fácil viver enfrentando a vida de cara limpa”.
Alice S., na coluna Vida de Alcoólatra, Folha de São Paulo, narrando as dificuldades do alcoolismo e a superação da dependência do álcool.
NARCISISTA
“O narcisista mudará um dia? A resposta é NÃO”.
Sarah Davies, psicóloga britânica, especialista em abuso narcisista, autora do livre “Como se livrar de um narcisista”, em entrevista ao jornal O Globo.