O CEO da Bombril, Ronnie Motta, concedeu entrevista ao jornal O Globo, a qual contém bons ensinamentos dignos de serem destacados para nossas leitoras empreendedoras e gestoras.
Em 2016, a Bombril viveu crise aguda, que levou ao fechamento de fábricas e à escassez de seus produtos no mercado. Desde então, a Bombril esteve ausente do marketing televisivo, pois precisou fazer a reestruturação operacional e financeira para sobreviver e voltar a ter lucro.
A empresa reestruturou-se em diferentes setores. Começou por racionalizar o portfólio.
Ela tinha produtos caros no portfólio que não eram vendidos; faltava a percepção adequada de valor e qualidade. Produtos de alto valor sem qualidade não são vendidos, e não se conseguem produtos de baixo valor com qualidade. Há que haver equilíbrio.
A Bombril tinha marcas menores e inexpressivas, como o tira-manchas Vantage. Com isso, a empresa tinha de trabalhar por dois nomes, duas marcas de mercado: o Mon Bijou e o Vantage. Os esforços e as atenções eram divididos, e a empresa perdia o foco. Com a racionalização, reuniu os produtos de cuidado com roupas sob a mesma marca Mon Bijou, mais forte e mais conhecida.
Voltou-se também para a marca Limpol, carro-chefe do faturamento, apesar de a esponja de aço ser o seu produto mais conhecido.
O amaciante Mon Bijou não estava sendo devidamente explorado pela empresa, que passou a focar nele e a trabalhar em cima de seu nome.
A Bombril voltou a atenção para a categoria de limpeza de roupas, que é o principal ramo de higiene e limpeza do mercado, e é nessa categoria que a Bombril deseja apoiar-se para voltar a crescer. Foco e esforço no ´principal produto e na principal marca.
Segundo Ronnie Motta, a Bombril deixou de atuar em várias frentes e passou a priorizar aquilo que faz bem feito.
Outro setor que o CEO aprimorou foi o de entregas. Ele passou a fazer entregas mais rapidamente, para que o varejista consiga manter o fluxo de estoque mais curto.
Essa medida mostrou-se favorável em tempos de juros altos, pois o varejista pode adquirir menor quantidade do produto e não precisa manter estoque elevado, mesmo porque sabe que o estoque será renovado regularmente e o produto não lhe faltará. Maior eficiência no transporte e na entrega de seus produtos permitiu-lhe aumentar as vendas.
A Bombril tem buscado aumentar a eficiência de seus produtos. Um exemplo é a busca da forma de frasco adequada que faça o produto render mais.
Foco, qualidade, eficiência, otimização da logística e na entrega de produtos, eficiência dos produtos, e inovações acham-se presentes nas ações de racionalização da Bombril.