No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável. As pessoas, com esse dom, transformam o constrangimento ou a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor.
MAIOR FAMA
Após escrever seu primeiro livro, Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens, escritor e humorista conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, nasceu na Flórida, Estados Unidos, em 1835 e faleceu em 1910. Autor de “As aventuras de Tom Sawyer” e sua sequência “As aventuras de Huckleberry Finn”, este último frequentemente chamado de “o maior romance americano”) o levou para o editor Carlton, que o recusou e não quis publicá-lo. Anos depois, Mark Twain tornou-se escritor mundialmente famoso e suas obras foram publicadas em vários idiomas.
Depois da fama, o acaso fez com que o escritor, já famoso, se encontrasse na Suíça com o editor, que recusou publicar seu primeiro livro. Antes que Mark Twain dissesse alguma coisa, o editor Carlton adiantou-se e disse ao consagrado escritor:
– Você alcançou fama e prestígio, mas saiba, caro Twain, que há uma pessoa que se tornou ainda mais famoso que você, e esta pessoa sou eu. O fato de eu ter recusado seu primeiro livro fez de mim pessoa mais famosa que você, pois adquiri a fama de ser o maior asno do século. (Citado por Nair Lacerda, em Grandes anedotas da história).