Produto ou cliente raro faz aumentar o preço do produto.
No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor.
RARIDADE NA REGIÃO
Antes de narrar o caso de presença de espírito de hoje, que envolve o Rei George VI, vamos falar rapidamente sobre ele, pois sua vida tem fatos inusitados.
Filho de Jorge V, George VI não esperava subir ao trono; seu irmão mais velho seria o herdeiro natural.
Em 1936, com a morte de seu pai, seu irmão mais velho ascendeu ao trono como Eduardo VIII. No entanto, menos de um ano depois, o novo rei manifestou o interesse de casar-se com a norte-americana Wallis Simpson, com quem já mantinha relacionamento. Razões políticas e religiosas impediam tal consórcio; o rei não poderia casar-se com uma plebeia norte-americana. Eduardo VIII decidiu abdicar em favor de Jorge, que se tornou o terceiro monarca da Casa de Windsor.
O rei Eduardo VIII abdicou do trono pelo amor de uma mulher. Histórias de amor fascinam!
Voltemos ao Rei George VI, personagem do caso em questão.
O Rei George VI, (1895 – 1952), primeiro chefe da Comunidade Britânica, viajava pelo interior da Inglaterra, parou numa pequena aldeia e fez o lanche num pequeno restaurante.
Ao pagar, o dono cobrou-lhe um guinéu pelo ovo (Guinéu, cunhado a partir de 1663 para o tráfico de escravos, foi a primeira moeda de ouro britânica feita a máquina). Um guinéu valia uma libra, o que equivaleria, nos dias de hoje, a R$6,25.
O rei achou o preço do ovo muito alto e comentou:
– Os ovos devem ser bem escassos nestas redondezas.
Ao que o dono do restaurante respondeu-lhe:
– Não, Majestade. Aqui na região os ovos não são escassos. Escassos por aqui são os reis.