No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável. As pessoas, com esse dom, transformam o constrangimento ou a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor. Caso você aprecie essas tiradas, acompanhe os ‘causos’ que publicaremos neste espaço, todos extraídos de livros, revistas ou do folclore popular. E, se quiser compartilhar algum ‘causo’, envie-o para nós que o publicaremos
MANEIRA DE DIZER
Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes e, assim que acordou, mandou chamar um adivinho que lhe interpretasse o sonho. Disse-lhe o adivinho:
– Cada dente perdido representa a morte de um parente de Vossa Majestade. Assim, todos os seus parentes morrerão.
O sultão enfureceu-se:
– Como se atreve a me dizer tamanho horror? Como ousa desrespeitar meus entes queridos, antevendo-lhes a morte?
Em seguida, o sultão mandou aplicar 100 chibatadas no adivinho. Logo após, mandou chamar outro adivinho, que lhe disse:
– Vossa Majestade é abençoado e encontrará grande felicidade na vida. O sonho que teve que perdeu todos os dentes significa que Vossa Majestade haverá de sobreviver a todos os seus parentes.
O sultão ficou satisfeito e mandou dar cem moedas para o adivinho. Porém, quando ele saía do palácio, um dos guardas lhe disse:
– Como pode? Sua interpretação foi igual à do primeiro adivinho. Só que ele recebeu cem chibatadas e você recebeu cem moedas.
Respondeu-lhe o adivinho:
– Tudo depende da maneira de dizer as coisas. Mais vale como se diz do que aquilo que se diz.