No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor. Se quiser compartilhar algum ‘causo’, envie-o para nós que o publicaremos.
ADVOGADOS
Joseph Choate (1832 – 1917, advogado e diplomata americano) e Chauncey Depew (1834 – 1928, advogado, empresário e político americano) encontravam-se em permanentes duelos verbais, nos quais a inteligência e a perspicácia sobressaíam. Eram comuns as trocas de farpas inteligentes e bem humoradas entre eles.
Num jantar, Chauncey Depew foi o encarregado de apresentar Joseph Choate como orador do evento e o fez com os seguintes termos:
– Senhores, teremos, a seguir, a dirigir-lhes a palavra o advogado Choate. Se vocês abrirem a boca do Dr. Choate e largarem nela um jantar, para fora sairá um discurso.
Risadas e gracejos. Joseph Choate esperou pacientemente que cessassem os risos, que se misturaram aos aplausos. O advogado Depew saboreava o êxito momentâneo do gracejo que fizera.
Joseph Choate levantou-se e encaminhou-se calmamente para o púlpito. Parou no púlpito, correu o olhar pelo salão e, quando todos fizeram silêncio, tomou a palavra e disse:
– O Dr. Depew disse que, se vocês abrirem minha boca e nela largarem um jantar, para fora dela sairá um discurso. No entanto, previno-os a todos que, se abrirem as suas bocas e nelas deixarem cair um discurso do Dr. Depew, para fora delas sairão seus próprios jantares.