No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável. As pessoas, com esse dom, transformam o constrangimento ou a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor. Caso você aprecie essas tiradas, acompanhe os ‘causos’ que publicaremos neste espaço, todos extraídos de livros, revistas ou do folclore popular. E, se quiser compartilhar algum ‘causo’, envie-o para nós que o publicaremos.
MOSTRE-ME DEUS
Um imperador pagão aproximou-se do sábio e exigiu-lhe:
– Mostre-me Deus ou você morrerá.
Mansamente, o sábio respondeu-lhe:
– Vossa Majestade poderá ver Deus com seus próprios olhos.
O imperador, surpreso e ansioso, perguntou ao sábio:
– Onde poderei ver Deus? Diga-me em qual lugar do mundo. Por mais distante seja, eu irei até lá para ver Deus e saciar minha curiosidade. Vendo-O, quem sabe, até poderei converter-me e tornar-me crente. Se o vir, pouparei sua vida e lhe oferecerei grandes fortunas.
Respondeu-lhe o sábio mansamente:
– Antes, porém, Vossa Majestade deverá passar por um teste e preparar os olhos para enxergar Deus. Primeiro, Vossa Majestade deve olhar para o Sol por cinco minutos.
Prontamente, o imperador dispôs-se a fazer o teste e preparar seus olhos para ver Deus. Virou-se para o leste e olhou para o sol, que brilhava intensamente no céu azul. Porém, imediatamente teve que baixar os olhos.
Então, disse-lhe o sábio:
– Por um minuto apenas Vossa Majestade não pôde olhar o Sol, que é uma criação insignificante de Deus. Como poderá querer ver Aquele que criou tantos sóis, tantas estrelas e o Universo?
(Extraído do livro “Uma resposta aos ateus russos”, de Richard Wurmbrand).