Há benefícios e desvantagens nas compras em outlets.
Outlets são shoppings dedicados à venda de produtos em liquidação ou que saíram e linha. Normalmente localizam-se nas saídas das grandes cidades ou regiões metropolitanas; outlet em inglês significa saída para algum lugar.
Os outlets apareceram nos Estados Unidos na década de 1930 como factory outlets, isto é, as lojas de fábricas passaram a oferecer aos empregados os produtos excedentes ou danificados a preço baixo e também ofereciam produtos aos clientes que assistiam ao processo de produção. Este conceito permaneceu até a década de 1970, quando as fábricas sentiram a necessidade de dar vazão ao estoque de roupas de estações passadas ou que não foram adquiridas pelo público e ofereciam-nas por preço baixo.
Uma das primeiras marcas que começou a vender produções antigas com desconto foi a Levi’s. O negócio mostrou-se tão bom que, em pouco tempo, a Levi’s começou a vender produtos de outras marcas. O negócio expandiu-se e transformou-se em shopping de produtos em liquidação.
Dos Estados Unidos, o modelo espalhou-se pelo mundo e chegou ao Brasil na década de 1990.
No uso atual, as lojas do outlets são iguais às de um grande centro comercial e vendem produtos diretamente para o consumidor.
O público sempre busca lojas que ofereçam produtos atrativos com melhores preços, maiores descontos e boa qualidade, e os outlets têm-se mostrado atraentes porque atendem a esses três aspectos.
A aceitação dos outlets foi tão boa que algumas marcas passaram a destinar parte de seus produtos para os outlets, a fim de oferecer peças novas durante todo o ano para não ficar dependendo apenas de peças em liquidação de final de estação. Por essa razão, há diferenças de modelos de roupas e de acessórios entre os produtos oferecidos nas lojas tradicionais e nas de outlets.
Por outro lado, as empresas têm de equilibrar-se no limite entre a manutenção dos clientes das lojas tradicionais, que são o carro-chefe das marcas, e a conquista de novo público nos outlets.
Nos shoppings e nas lojas tradicionais, o cliente encontrará os produtos mais modernos, da coleção. Por sua vez, nos outlets o cliente encontrará os melhores descontos em peças que provavelmente não serão da última coleção.
Os outlets têm lojas de sapatos, roupas, bolsas, artigos esportivos e acessórios que permitem ao consumidor renovar e atualizar o guarda-roupa gastando bem menos.