A origem da expressão “Fazer nas coxas” é controversa.
Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
FAZER NAS COXAS
A origem desta expressão dará o que falar, porquanto há controvérsias sobre sua origem. O mais comum é ouvir dizer que a expressão teve origem na época da escravatura, quando os escravos faziam telhas de barro usando as coxas como molde.
As telhas de boa qualidade eram muito caras e quem não tinha posses para adquiri-las utilizava o serviço escravo para confeccioná-las. Como as coxas dos escravos variavam de tamanho e grossura, as telhas ficavam com tamanho desigual e não se encaixavam corretamente ao serem assentadas; deixavam frestas e o telhado ficava bem irregular.
Assim surgiu a expressão “fazer nas coxas”, que significa fazer mal feito, serviço irregular ou mal feito.
No entanto, o Professor e Arquiteto José La Pastina Filho fez um cálculo simples e verificou que a associação entre “coxas humanas” e “telhas” não passa de boatos.
As telhas feitas no Brasil colonial eram feitas em moldes de madeira. Ele afirmou que tomou as medidas da coxa de um homem de 1,80m de altura e verificou que o tamanho de suas coxas permitiria a fabricação de uma telha de apenas 36 centímetros de comprimento. Para fabricar uma telha de 77 centímetros, por uma simples regra de três concluiu que a pessoa precisaria ter 3,90 metros de altura.
Em face desses argumentos, há quem considere que a expressão “fazer nas coxas” tem origem mesmo no ato sexual. Desnecessário descer a detalhes sobre esta hipótese.