A origem da palavras “escrúpulo” é bastante interessante e pertinente.
Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
-
ESCRÚPULO
“Escrúpulo” vem da palavra latina: “Scrupus”, tipo de pedra pontiaguda. “Scrupulum” é oi diminutivo de “scrupus” e, portanto, significa “pedrinha”.
“Scrupulum” é aquela pedrinha incômoda, que fica dentro do sapato e que incomoda a pessoa ao pisar. Era, portanto, inquietação ou incômodo para a pessoa, causado pela pedrinha no sapato. Logo, o significado passou do campo físico (pedra) para o campo ético e moral.
Tem escrúpulos a pessoa que tem caráter, zelo e senso moral pois, se agir erradamente, a pedrinha de sua consciência o acusará e atormentará. Escrupulosa é a pessoa zelosa, decente, honesta, íntegra, reta, pois tem “pedrinha” na consciência a acusá-la se fizer algo errado. A pessoa que cultiva as regras da honestidade e da integridade é escrupulosa.
Será que os homens públicos brasileiros têm escrúpulos? São escrupulosos? Estarão eles precisando de uma “pedrinha na consciência” para despertar-lhes remorsos e arrependimentos?