Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, a qual precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- VITÓRIA DE PIRRO
Pirro (318 a. C. – 272 a. C.) foi rei do Epiro e da Macedônia e ficou famoso por ter sido um dos principais opositores a Roma.
No ano de 281 a. C., a cidade grega de Tarento foi tomada de assalto pelos romanos. Tarento pediu ajuda a Pirro, que montou formidável exército: 3 mil cavaleiros, 2 mil arqueiros, 500 fundeiros, 20 mil tropas de infantaria e 19 elefantes de guerra. Devido à superioridade da sua cavalaria e dos seus elefantes, derrotou os Romanos na Batalha de Heracleia. Os Romanos perderam cerca de 7 mil homens, ao passo que Pirro perdeu 4 mil.
O exército de Pirro e os romanos voltaram a se defrontar em nova batalha, a de Ásculo, na qual Pirro obteve a vitória a muito custo. Os romanos perderam 6 mil homens e Pirro perdeu 3 500. Foi um duro golpe no exército de Pirro, que não aguentaria outro desfalque semelhante contra os romanos.
Pirro, rei belicoso e líder infatigável, foi considerado um dos melhores generais militares do seu tempo. No entanto, seu nome ficou famoso porque, quando foi cumprimentado depois da dura vitória que conquistou na Batalha de Ásculo, dizem que respondeu com estas palavras: “Mais uma vitória como esta, e estou perdido.”
Daí surgiu a expressão “Vitória de Pirro”, para referir-se à vitória que mais corresponde à derrota, em razão das perdas ocorridas durante a batalha.