Palavras e expressões costumam ter origem curiosa, que deve ser verificada no folclore, nos costumes ou na Mitologia.
ORIGEM DA PALAVRA “NARCISISTA”
Narcisista é a pessoa que nutre amor excessivo por si próprio e/ou a sua própria imagem; aquele que se idolatra, excessivamente vaidoso. A palavra tem origem na Mitologia.
Narciso, um belo rapaz, desprezou todas as ninfas. Uma delas, que tentara seduzi-lo e não obteve sucesso, implorou vingança aos deuses e que chegou-se à fonte e Narciso um dia viesse a saber o que era o amor não correspondido. A deusa da vingança ouviu as preces da ninfa.
Na floresta havia uma fonte de água pura e cristalina, na qual não havia folhas e nem galhos caídos das árvores. Nem mesmo os pastores levavam os rebanhos para beberem água dessa fonte.
Um dia, Narciso, cansado da caçada que empreendia, debruçou-se sobre a fonte para saciar a sede, viu sua própria imagem e imaginou que fosse o belo espírito das águas que habitava aquela fonte. Ele se pôs a olhar admirado para os olhos brilhantes e o belo rosto que via refletidos na água. Apaixonou-se por si mesmo.
Baixou os lábios para dar um beijo na figura e mergulhou os braços na água para abraçá-la, mas ela fugiu com o contato dele na água ligeiramente revolta. Quando a água acalmou-se, a imagem voltou e Narciso continuou a admirá-la.
Fascinado com a imagem, Narciso esqueceu-se da sede e do cansaço. Contudo, sentia-se desprezado por cada vez que se aproximava dela, o vulto se desfazia e desaparecia diante dele.
Desesperado, Narciso disse à imagem:
– Por que me desprezas, belo ser? Não é possível que te cause repugnância, pois as ninfas me amam e adoram. Estranho que, quando te estendo os braços, tu fezes o mesmo; quando sorrio, tu respondes com outro sorriso e respondes aos meus acenos com iguais acenos.
Narciso chorou, e suas lágrimas caíram na fonte, turvando a imagem.
Narciso foi se consumindo pelo amor à imagem que não correspondia a seu amor e nem lhe permitia aproximar-se dela. Perdeu a beleza e o vigor, até que morreu depauperado.
Narcisista passou a significar a pessoa que ama a própria imagem acima de tudo.
A lenda de Narciso é uma das mais conhecidas da Mitologia e ensina que o excesso de vaidade e a falta de empatia prejudicam a pessoa que se consome nela e por ela mesma.