Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
-
ORIGEM DA PALAVRA “MULATA”
“Mulata” significa filha de pais de etnias diferentes, que apresenta traços físicos de descendentes de negros e brancos.
Adeptos do “politicamente correto” querem condenar o uso da palavra “mulato” ou “mulata”, em razão de considerá-la pejorativa, como se originária de mula. Há controvérsias.
Segundo o “Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa”, livro que aborda a influência da língua árabe na etimologia da língua portuguesa, a palavra “mulato” tem origem árabe (muwallad), foi incorporada ao português em razão da expansão islâmica ocorrida no ano de 711 e significa “misto”, pois designava os filhos de árabes com brancos.
Embora a palavra mula tenha esse nome em razão de o animal ser mestiço, a origem da palavra “mulato” não deriva do animal, conforme ensina o Dicionário de Arabismos.
No entanto, faz-se a ressalva de que o referido dicionário, elogiado pelo mérito de defender a influência de arabismos na língua portuguesa, recebeu críticas negativas em relação a sua validade científica, por causa da falta de observação de princípios básicos de etimologia, o que coloca em dúvida a sua credibilidade.