Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
-
ESTELIONATO
Estelionato é crime contra o patrimônio, capitulado no Artigo 171 do Código Penal Brasileiro e definido como “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.” É o famoso 171.
Para que exista o crime de estelionato, necessária a existência dos quatro requisitos citados no artigo: 1) obtenção de vantagem; 2) causar prejuízo a outrem; 3) utilização de ardil; 4) e induzir alguém a erro.
A origem da palavra, que veio do Latim, é muito interessante e grandemente desconhecida. Havia um camaleão com a pele coberta de manchas como se fossem pequenas estrelas. Como estrela em latim é “stella”, o pequeno lagarto ficou conhecido como “stellio”.
Apresentam coloração que pode variar conforme o ambiente e é influenciada pela iluminação ou conforme a mudança de sensações. O sistema nervoso dele atua sobre as células de pigmentos.
A mudança de coloração não está relacionada apenas com a camuflagem; pode estar ligada à atração de parceiros e defesa de território.
O camaleão é considerado o símbolo da fraude e da dissimulação, em razão de sua capacidade de mudar de cor e adaptar-se às condições do meio para se disfarçar, confundir-se com o meio e passar despercebido, o que era a sua forma de defesa contra os inimigos ou de capturar suas presas.
Ora, passar do “stellio” do camaleão para “stellionatu”, o crime de iludir e enganar as pessoas por meio da fraude e do ardil foi muito fácil.
Do latim “stellionatu” veio a palavra em português “estelionato”.
2 Comentários
Vivendo (ou melhor, lendo) e aprendendo…
Como disse o Salviano…vivendo e aprendendo. Obrigada!