Expressões populares têm origem interessante na tradição e na língua popular.
Origem da expressão “viajar na maionese”
Significado da expressão
A expressão viajar na maionese indica que alguém fez ou disse alguma coisa sem lógica, absurda, um delírio. ou sentido, como uma bobagem ou um absurdo. Ou que a pessoa está distraída, desatenta, sem prestar atenção ao que está acontecendo em volta de si ou que não está prestando atenção ao que lhe está sendo dito.
Diz-se que a pessoa que está “perdida” em seus próprios pensamentos está no mundo de fantasia, fora da realidade, desconectada ou “viajando na maionese”.
Exemplos:
Pare de viajar na maionese e preste atenção ao que te falo.
Você está viajando na maionese com essa história. Caia na real.
A expressão “viajar na maionese” tem o tom leve e divertido em situações informais.
Origens da expressão
Existem teorias para explicar a origem da expressão “viajar na maionese”. Uma delas faz referência a viagens prometidas por uma fábrica de maionese e nunca oferecidas. Outra teoria diz que a frase se originou nos presídios nos presídios do Rio de Janeiro para indicar que alguém cometeu um erro e, de lá expandiu-se para a sociedade.
Os autores não consideram oficial nenhuma dessas versões.
A criação da expressão poderá ter como base o significado das palavras. O verbo “viajar” pode ter o sentido de delirar ou alucinar. O substantivo “maionese”, alimento líquido e escorregadio, dá a ideia de algo instável, que não oferece equilíbrio e deixa a pessoa instável, desequilibrada.
Para “parar de viajar na maionese”, ou seja, para voltar a prestar atenção ao que está a acontecer, a solução é focar na realidade, prestar atenção nos objetos a sua volta e na pessoa com quem está conversando.
Parar de divulgar fake news e notícias fora de propósito e fora da realidade é outra forma de parar de viajar na maionese.