Expressões populares, muito empregadas na conversação, costumam ter origem curiosa, que pode ser verificada no folclore, nos costumes ou na literatura.
ORIGEM DA EXPRESSÃO “SUA BATATA TÁ ASSANDO”
A expressão “sua batata tá assando” significa sinal de alerta, que o dono da batata deve tomar cuidado e se precaver ou que o dono da batata sofrerá as consequências de seu ato no presente. Não é muito agradável ouvir essa expressão.
A expressão remonta aos tempos coloniais, quando as pessoas costumavam reunir-se em torno de fogueiras para conversar, para contar causos ou para fofocar sobre a vida alheia.
Na colônia, as reuniões eram em volta de fogueiras; depois as famílias se reuniam para ouvir rádio. Mais tarde, para assistir a televisão. Atualmente, se reúnem (?) pelas redes sociais ou cada um por si no próprio mundo de suas redes sociais.
Voltando às fogueiras, enquanto conversavam as pessoas botavam batata no fogo para assar e cada um cuidava da própria batata enquanto a conversa prosseguia.
No calor da conversa que se alongava, alguém se descuidava da sua batata e logo recebia o alerta: “Cuidado que sua batata está assando”. Era o alerta para interromper a conversa e retirar a batata do fogo para evitar que ela se queimasse.
Com o tempo a expressão evoluiu para alguém que estava prestes a enfrentar consequências ou se ver em situação difícil, que é o significado mais comum atualmente. É sinal de alerta para que alguém preste atenção em seus atos para se livrar de problema iminente ou se livrar de consequências desagradáveis que advirão em decorrência de seus atos.
Bezerra da Silva tem o samba “Tua batata tá assando”, no qual canta:
Olha aqui, seu canalhocrata,
Preste bem atenção no que eu estou falando.
Você não perde por esperar,
A tua batata tá assando
Você falou de mim o que bem quis.
Não fui na polícia, seu cara-de-bode,
Quero ver se você vai fazer o mesmo
Quando eu lhe der um tremendo sacode.
Olha aí, se quiser falar de mim
Que fale agora
Se quiser falar de mim
Que fale agora
Não deixe eu virar as costas
Pra jogar conversa fora.
Não deixe eu virar as costas
Pra jogar conversa fora.