As expressões populares têm origem nos costumes e na cultura do povo. Interessante ver sua origem.
Origem da expressão “Rodar a baiana”
A expressão idiomática “rodar a baiana” significa causar confusão, reclamar com veemência, brigar fazendo escândalo público, responder ofensa com escândalo. Também pode ser usada para ameaçar ou protestar.
Exemplos: “A loja não me atendeu bem e eu rodei a baiana” ou “conte até 10 antes de rodar a baiana”.
A expressão surgiu no início do Século XX nos carnavais do Rio de Janeiro.
As mulheres fantasiadas dos blocos, algumas de baianas, eram assediadas por homens que, aproveitando-se da festa e da aglomeração de pessoas, as apalpavam e beliscavam-lhes o bumbum.
Para proteger as mulheres do assédio, capoeiristas passaram a desfilar nos blocos fantasiados como as mulheres para revidar os abusos; alguns fantasiados de baiana.
Quando um atrevido praticava ato desrespeitoso com uma das mulheres do bloco, os capoeiristas atacavam-no e quem estava de longe via apenas o rodar das saias das baianas e o início da confusão. A expressão pegou para definir confusão, agitação.

“Baiana” no caso não significa a mulher que nasceu ou reside na Bahia; significa a indumentária tradicional das baianas, com saia comprida rodada, turbante e bata de renda com os acessórios naturais colar, brincos e pulseiras.
Contribuição da leitora Margareth Tangari.