Palavras e expressões podem ter origem no folclore ou em costumes e têm o significado alterado ou ampliado para situações cotidianas.
ORIGEM DA EXPRESSÃO “PEDRA DE TOQUE”
A expressão “pedra de toque” tinha o significado original da pedra utilizada por joalheiros para determinar a pureza dos metais, particularmente ouro e a prata.
Ao esfregar a pedra de toque no metal, podia-se determinar se o metal era genuíno e qual o seu teor de pureza.
As pedras de toque mais utilizadas são o jaspe negro, a ardósia, o basalto, o quartzo negro polido, vidros vulcânicos e sílex.
Apesar de não ser muito acurado, o teste com pedra de toque pode determinar e diferenciar as principais ligas usadas no comércio, em especial as de ouro.

O filósofo grego Teofrasto (372 a.C. – 287 a.C.), adepto da observação para colher ensinamentos, fez referências à pedra de toque em seu compêndio “Sobre as Rochas”. Teofrasto escreveu livros sobre Botânica que chegaram à era moderna.
Como servia como critério para determinar o grau de pureza de metais, “pedra de toque” passou a significar “critério, padrão, referência, base, fundamento, meio de avaliar alguma coisa”.
Exemplo: “A competência e a honestidade devem ser a pedra de toque para alguém integrar a equipe do governo”. Infelizmente, nem sempre os políticos utilizam esses critérios (ou padrão, ou referência).