Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- ORIGEM DA EXPRESSÃO “OVO DE COLOMBO”
A metáfora Ovo de Colombo refere-se à solução de problema difícil, mas que, quando revelada, mostra-se óbvia e simples, o que leva a pessoa até a perguntar “como não pensei nisto?”.
A história ocorreu em um banquete oferecido pelo Cardeal Mendoza (1428 – 1495) a Cristóvão Colombo em comemoração ao descobrimento da América. O Cardeal perguntou a Colombo se ele acreditava que outra pessoa seria capaz de descobrir a América, caso ele não o tivesse feito. Para responder, Colombo desafiou os presentes a colocar um ovo de galinha fresco de pé sobre uma das suas extremidades, sem apoio.
Os presentes aceitaram o desafio. Ninguém conseguiu a façanha de colocar o ovo em pé.
Todos desistiram e Colombo decidiu mostrar a solução: bateu o ovo contra a mesa de leve, quebrando um pouco a casca de uma das pontas, de forma que assim ele se achatasse e pudesse ficar de pé.
O Cardeal Mendoza, que lhe havia feito a pergunta, reclamou que, daquela forma, qualquer um poderia colocar o ovo em pé. Colombo respondeu que, depois que ele descobriu o Mundo Novo e ensinou como se fazia, qualquer um poderia fazê-lo. Mas, antes, foi necessário alguém corajoso, estudioso e que tivesse a ideia. Depois que fez, fica fácil para qualquer um repetir o feito.
No entanto, historiadores afirmam que não foi Colombo o criador do truque do ovo, mas sim o arquiteto italiano Filippo Brunelleschi (13377 – 1466). Brunelleschi havia sido incumbido de projetar o domo para a Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, e recusou-se a mostrar modelo projetado para os governantes da cidade. Ao invés disso, desafiou um grupo de arquitetos a colocar um ovo de pé. Estes não conseguiram, e então Brunelleschi demonstrou como fazer, batendo o ovo de leve contra uma mesa de mármore, achatando-o um pouco para que pudesse ser apoiado nesta face. Os arquitetos protestaram, alegando que também conseguiriam isto, e Brunelleschi respondeu-lhes que também eles poderiam construir o domo após olharem seu modelo. O domo foi construído sob a responsabilidade de Filippo Brunelleschi e ficou pronto anos antes da viagem de Colombo. Brunelleschi morreu em 1466, antes, portanto, do descobrimento da América.
Colombo era italiano, o que leva a crer que conhecia a história, reproduziu-a para os espanhóis e ganhou o crédito por sua autoria.
1 comentário
Isso porque não vieram ao Amapá para colocar o ovo em pé, exatamente no Marco Zero, que fica na linha do Equador, em Macapá.