- Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisam ser verificadas ao longo da História e/ou do folclore regional. Por vezes, a origem da palavra ou expressão surpreende.
CHORAR LÁGRIMAS DE CROCODILO
Há quem considere a lágrima como característica humana, porque pensa que o choro faz parte apenas das emoções humanas. Mas lágrimas não servem apenas para chorar: todos os vertebrados, inclusive répteis e aves, possuem lágrimas, fundamentais para manter a visão saudável.
Crocodilos choram ou derramam lágrimas? De onde vem a expressão?
A expressão é bem antiga.
Plínio, o Velho (23 d. C. – 79 d. C.), escritor, historiador e estudioso das ciências naturais (Botânica, Zoologia e Geologia) observou que os crocodilos do Nilo tinham olhos marejantes, dando a impressão de que choravam para atrair as vítimas.
Na peça Otelo, o escritor inglês William Shakespeare lança uma frase machista em que insinua o choro falso das mulheres: “Se com lágrimas de mulher fosse a terra fecundada, cada gota geraria um crocodilo”.
As lágrimas do crocodilo têm explicação natural.
Quando está digerindo um animal, o crocodilo força as mandíbulas para abocanhar a vítima. A passagem do alimento pela boca do crocodilo pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais, fazendo-o verter lágrimas. Assim, ele não está chorando; apenas derrama lágrimas enquanto devora a vítima.
Evidentemente, ele não estaria a chorar pela vítima, que se transformou em seu alimento. Se estivesse chorando, seria de alegria pelo alimento que está a devorar.
A expressão “Chorar Lágrimas de crocodilo” significa que o choro de alguém é fingido, falso ou hipócrita.