Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- ALEA JACTA EST
Alea jacta est, expressão latina que em português significa “o dado foi lançado”, traduzida comumente como “a sorte foi lançada”.
A frase é empregada depois de tomada de decisão enérgica e grave, geralmente irreversível. A expressão é sinônima de afirmação de irreversibilidade da decisão tomada, ou seja, é afastada a possibilidade de voltar atrás; somente resta ir em frente.
A frase foi dita por Júlio César ao tomar a decisão de cruzar com suas legiões o rio Rubicão, que era a divisa entre a Gália Cisalpina (Gália ao sul dos Alpes) e o território da Itália.
Para garantir a integridade de Roma contra o general que comandasse a Gália, o Senado Romano havia declarado sacrílego e parricida (pessoa que matou o pai, a mãe ou um de seus ascendentes) quem atravessasse o rio Rubicão. Era a tentativa de impedir que o comandante da Gália invadisse Roma e provocasse guerra civil.

Júlio César comandava as Gálias (região da Espanha) e, quando o Senado recusou-lhe o consulado e a continuação de seu governo, ele resolveu marchar sobre Roma e derrubar Pompeu (106 a.C. – 48 a. C).
Às margens do Rubicão, César hesitou se iria em frente para atacar Roma ou se acatava as ordens do Senado. Ele decidiu ir em frente e, ao atravessar o Rio Rubicão, exclamou: alea jacta est, ou seja, a sorte foi lançada. Não havia retorno; era atacar e vencer ou nada.
Júlio César atravessou o rio e partiu para Roma, venceu a guerra civil contra Pompeu e, triunfante, foi aclamado imperador pelo povo romano.
O mesmo fato originou outra expressão, que tem o mesmo significado de tomar uma decisão da qual não há como voltar atrás: Atravessar o Rubicão. As duas expressões originaram-se do mesmo fato histórico e têm o mesmo significado.