Decidir com inteligência, rapidez, precisão e acerto é fundamental para o chefe. O mercado não perdoa postergações e atrasos inúteis na tomada de decisões.
No capítulo sobre “a guerra efetiva”, Sun Tzu aborda a importância do tempo nas ações e na tomada de decisões com duas frases marcantes.
“Apesar de termos ouvido falar de precipitações estúpidas na guerra, a inteligência nunca
foi associada a decisões demoradas”.
Temos ouvido regularmente que a má decisão em tempo hábil é preferível à boa decisão tomada fora de tempo e inoportuna. A decisão demorada implica perda de tempo, gera insegurança, atraso na tomada de medidas e passa para a equipe a imagem de fraqueza e temor.
O tempo é bom conselheiro, sem dúvida. Uma noite de sono e a “consulta ao travesseiro” pode ajudar a ter ideias mais claras ao amanhecer. Mas a busca de aconselhamento não se pode estender em divagações, insegurança e adiamentos da tomada de decisão. Não convém perder a oportunidade enquanto se delibera.
Interessante notar que as oportunidades são semelhantes enquanto se aproximam; assim, todos as veem de igual forma. Mas as oportunidades se diferenciam quando se afastam. Por isso, somente os mais atentos e sagazes conseguem reconhecer as oportunidades na hora em que elas se aproximam. A maioria das pessoas apenas reconhece a oportunidade perdida quando elas se tornam diferentes e se afastam.
“Tempo é dinheiro”, ensinaram os americanos. Será? Dinheiro perdido pode ser recuperado. Posso recuperar o tempo perdido?
Posso amontoar dinheiro. Posso amontoar o tempo?
Posso saber quanto dinheiro tenho na conta corrente do Banco. Posso saber de quanto tempo disponho no banco da vida? Tempo pode gerar dinheiro, mas dinheiro não pode gerar tempo. Então, tempo pode ser mais valioso que dinheiro e há que saber usá-lo corretamente.
Como saber usar o tempo corretamente e em proveito próprio? A segunda frase marcante de Sun Tzu sobre o assunto ensina que:
“O valor do tempo – isto é, estar ligeiramente adiante do adversário – vale mais que a superioridade numérica ou os cálculos mais perfeitos em relação à batalha.”
Estar à frente do adversário significa ter e/ou fazer inovações antes do concorrente, oferecer produto ou serviço mais moderno e adaptar-se mais rapidamente às inovações tecnológicas para melhorar a qualidade do serviço ou do produto oferecido.
Tanto é errado ter pressa antes do tempo como lentidão ante a oportunidade.