- O PIANO
De acordo com a forma como produzem os sons, os instrumentos musicais se classificam em 3 categorias: sopro (trompete, trombone, tuba); corda (violino, violão, violoncelo); e percussão (bateria, bombo). O som do piano é produzido pela vibração de cordas, mas pode ser classificado como de percussão, porque o pianista bate na tecla, que aciona um martelo que, por sua vez, percute nas cordas.
- ANTECESSOR DO PIANO
O antecessor do piano foi o cravo, cuja corda era acionada por uma espécie de unha; como se fosse a unha a acionar a corda do violão. Mas o cravo não consegue produzir sons fortes ou fracos; o som é sempre na mesma altura.
O italiano Bartolomeo Cristofori (1655 – 1731), insatisfeito com a falta de controle do nível do volume do cravo, alterou o mecanismo de funcionamento do cravo e criou o martelo para acionar as cordas. Em 1709, Cristofori criou o piano, que evoluiu para chegar ao piano moderno.
Acostumado com o cravo, inicialmente o povo não gostou do piano, que demorou a ser aceito. Aos poucos, o piano conquistou espaço e tornou-se o instrumento mais completo que existe. Atualmente, o cravo é usado em alguns países mais como tradição para reprodução de peças compostas para o instrumento.
- INSTRUMENTO MAIS COMPLETO
O piano é o instrumento mais completo porque, sozinho, faz um concerto, sem precisar de nenhum outro instrumento a acompanhá-lo. Os demais instrumentos precisam de acompanhamento que lhe sirvam de base.
Sozinho, o piano faz a melodia e a harmonia; faz o que a orquestra faz. Franz Liszt (1811 – 1886), franciscano húngaro, compositor, pianista virtuoso e maestro, fez o arranjo das sinfonias do Beethoven para o piano. Sozinho, o piano executa toda a sinfonia.
- TECLAS
O piano tem 88 teclas. Não cabe aumentar o número de teclas porque as notas adicionais, tanto graves ou agudas, se tornariam nada mais que ruídos retumbantes e desagradáveis para o ouvido humano e o som produzido seria musicalmente insignificante.
- TIPOS DE PIANO
Os pianos podem ser de ¼ de cauda, de ½ cauda e de cauda completa, que tem o som divino. Quanto maior a cauda, melhor o som produzido pelo piano.
A tecnologia trouxe o piano eletrônico, cujo som atualmente se aproxima bastante do piano original.
- DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO PIANO
Uma das grandes dificuldades para tocar piano é a coordenação das mãos. A mão esquerda pode fazer um ritmo, e a mão direita fazer outro, o que se chama polirritmia. Polirritmia é o uso simultâneo de padrões rítmicos contrastantes dentro da mesma música, e a interação dos dois elementos produz a música desejada.
Outra grande dificuldade é usar igualmente a força dos dedos para acionar as teclas. Os dedos têm forças diferentes; o quarto dedo é o mais fraco deles e deve acionar as teclas com a mesma força como os demais dedos o fazem. Há muito treinamento para trabalhar os dedos mais fracos a fim de fortalecê-los.
- PIANISTAS
São necessários 10 anos para formar o pianista no conservatório e para que ele esteja preparado para executar os clássicos. Depende, naturalmente, do dom que a pessoa traz consigo.
Os clássicos Franz Liszt, Frédéric Chopin e Beethoven são considerados os melhores pianistas que o mundo já viu.
Chopin foi quem revolucionou o piano e abriu o leque de opções para sua plena utilização.
Mas os clássicos serão assunto para artigos futuros.
Por agora, saboreie minha interpretação do tango ‘Por una cabeza’, de Carlos Gardel.