A população idosa vem aumentando no Brasil e deverá crescer ainda mais nos próximos anos, abrindo novas perspectivas e novas oportunidades para empresas e novos negócios. Existe até um nome para definir esse setor: economia da longevidade.
O número de cuidadores de idosos cresceu bastante nos últimos anos. Há, também, novas áreas que surgem: serviços de saúde, de lazer direcionado para idosos, turismo e atividades relacionadas ao bem-estar social.
Profissões exigirão especialização para lidar com idosos, assim como a geriatria, fisioterapia, personal, pilates, adaptadores de residências (instalação de corrimão e de suportes nos banheiros, melhora na iluminação da residência), mesmo pessoas que possam dar atenção aos idosos (leitura, caminhadas, ajuda nas compras, alimentação especial, auxiliar no manuseio de celulares ou da internet), produtores para fazer vídeo dos idosos para preservar sua memória para eles mesmos e para os familiares. O campo é vasto.
Esse nicho de mercado vem se despontando e pode ser explorado com êxito. Os idosos não são atendidos em suas necessidades e carências, o que abre muitas oportunidades.
Segundo dados e prospecções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população jovem do Brasil, até 14 anos de idade, perfaz 20,46% em 2020 e tende a diminuir para 18,96 em 2030. Por sua vez, a população maior de 65 anos de idade soma 10,49% em 2022 e tende a aumentar para 13,54% até 2030. A população idosa tende a crescer.
Mas a população idosa não apenas está crescendo; está também modificando hábitos. Idosos querem independência, querem liberdade, querem consumir, querem aprender, querem produtos compatíveis com a idade… Muitas vezes, estão carentes de quem ofereça essas oportunidades.
A pandemia aumentou a reclusão dos idosos, em razão da falta de convívio social. Clubes de dança, de encontros e de jogos fecharam ou interromperam provisoriamente as atividades. Apesar de as atividades estarem retornando aos poucos, a carência de atividades próprias da idade são muitas.
As empresas e os empreendedores devem aproximar-se desse público e devem dar-lhe atenção. É um mercado promissor. Há que saber explorá-lo.