Shows na Praia de Copacabana
O prefeito do Rio tem realizado grandes shows na Praia de Copacabana, a céu aberto e sem cobrança de ingressos, que têm reunido milhões de pessoas.
Os shows trazem artistas de renome internacional. Madonna e recentemente Lady Gaga se apresentaram para cariocas e turistas. Fãs de todos os lugares do Brasil e até de outros países vão ao Rio assistir aos shows.
A estrutura do show
A prefeitura do Rio construiu grande estrutura na praia de Copacabana para o show. Palco imenso, passarela do Copacabana Palace até o palco (para que o artista não circule pelo meio da multidão), área vip, área de apoio, segurança, postos de atendimento médico, postos de fiscalização de entrada de pessoas. Tudo isso tem custos.
Bem à frente do palco, a prefeitura construiu grande área vip para convidados, influenciadores, políticos e patrocinadores. Nessa área havia comilança, salgadinhos e bebidas.
Cambistas vendiam ingresso para a área vip por R$ 5 mil.
As grades, que separavam a área vip da área destinada ao povão, ficavam a pelo menos 150 metros do palco. Houve quem reclamasse que o show foi para os convidados da área vip.
A criatividade e a malandragem do carioca funcionaram a pleno vapor. Camelôs começaram a vender sacos de areia por R$ 25, em cima dos quais os “manés” poderiam ver o palco por sobre os tapumes que separavam a área vip da área destinada ao grande público.

Houve controle nos acessos à área do show, com detectores de metal. Na parte da tarde, sob calor intenso, a fila estava quilométrica.
Os mais fanáticos pela cantora dirão que todo esforço para vê-la, ainda que a 150 metros de distância, terá valido a pena, ainda mais em show gratuito. O problema é que o show não é de graça.
Custos
O custo estimado do show ficou na casa dos R$ 92 milhões.
Algumas empresas privadas patrocinaram o show, mas os custos maiores ficaram para o governo do Estado do Rio de Janeiro e para a prefeitura do Rio: R$ 15 milhões para cada um.
O show não foi de graça como apregoado. Todos os pagadores de impostos contribuíram para a realização do show, segundo o qual os governantes e o dinheiro de impostos, que deveria ser empregado em escolas, hospitais, educação e segurança, foi utilizado para bancar o show de Lady Gaga.
Exemplo típico da utilização do provérbio romano “pão e circo”. Só que o circo oferecido pelo prefeito do Rio serve de marketing pessoal pra ele.
A prefeitura do Rio diz que a arrecadação indireta por causa do show movimenta a economia da cidade e cobre os gastos feitos.
Hotéis cheios, restaurantes lotados, maior trânsito de pessoas, venda de souvenirs, aumento do turismo e divulgação da imagem da cidade compensam os gastos efetuados. A prefeitura nunca divulgou as contas na ponta do lápis.
O ganho maior é do prefeito, que divulga o seu nome, faz propaganda de seu nome como grande realizador e ainda reúne cupinchas e convidados na área vip. Mais parece show político que show para a “galera”.
Como não há almoço grátis, aquilo que se diz “de graça” ou “0800” sairá mais caro.