O público 50+ não encontra produtos voltados para ele.
O público 50+ está a merecer maior atenção do mercado, pois enfrenta dificuldades na hora da compra. Essa a conclusão de estudo do Data8, hub de pesquisa, tendência e inovação especializado no mercado de longevidade, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo.
De acordo com o estudo, 4 em cada 10 brasileiros acima de 55 anos não encontram produtos e serviços voltados para eles. As maiores lacunas estão nos itens vestuário, calçados e acessórios. As maiores reclamações se prendem ao nível visual, estético e funcional do recorte de roupas. O item conforto é o mais exigido.
Os números do público 50+ mostram mercado promissor do setor, conforme o Data8.
Pessoas com mais de 50 anos devem movimentar R$ 3,8 trilhões em 2024.
7 em cada 10 pessoas acima de 50 anos se mantêm com os próprios recursos. 3 em cada 10 ajudam filhos e netos. Ou seja, a falta de oferta não se deve à falta da demanda.
O perfil da população brasileira tem se alterado nos últimos anos: aumento da expectativa de vida e queda da taxa de fecundidade. A população de 50+ tem aumentado no Brasil.
De acordo com o IBGE, a população idosa no Brasil quase duplicou entre os anos 2000 e 2023 e chegou mesmo a superar a população jovem em 2023. Foram 33 milhões de idosos em 2023.
Ao mesmo tempo que o envelhecimento populacional apresenta novas demandas para o sistema de saúde e para a criação de políticas públicas que promovam o bem-estar dos idosos, também apresenta novas demandas para o mercado. Surge novo filão que oferece boas oportunidades.
Além da mudança do perfil etário, houve mudanças no perfil físico das pessoas. As mulheres chegam aos 50 ou aos 60 anos muito melhor do que imaginavam que chegariam. Ainda mantêm a elegância, o aspecto físico, a disposição e, com os filhos crescidos, podem dedicar-se mais a si mesmas.
Essas mulheres, que continuam trabalhando e consumindo, desejam produtos que acompanhem sua vida ativa e realcem a chamada “beleza prateada”.
O mercado se direcionou muito para o público jovem, entre 18 e 24 anos. O público 50+ está a exigir produtos voltados para a sua faixa etária.