Exemplo de país em que a mentira pode ser motivo de prisão.
No Brasil, aceita-se a mentira com naturalidade. Políticos mentem, prometem o impossível nas campanhas, mentem em discursos, acusam mentirosamente adversários políticos e poucos são os processos movidos pelos acusados e menores ainda aqueles que os ofendidos vencem na Justiça.
A Verdade deveria ser a conduta natural e aceitável dos brasileiros. Infelizmente, a mentira é aceita com naturalidade tanto quanto a verdade e, por vezes, ainda se fazem piadas sobre as mentiras e até as consideram sinal de esperteza do mentiroso.
As relações comerciais assentam-se sobre a confiança, que é filha da verdade. Ninguém fará negócio com o comerciante em quem não confia. Pode até fazer uma vez e ser enganado; porém jamais voltará ao negócio do mentiroso e desonesto.
Vejam o fato que aconteceu na Disneylândia.
Crianças com menos de 3 anos de idade podem entrar no Disney California Adventure Park gratuitamente, caso o responsável legal tenha adquirido o ingresso para ele.
Jessenia Diaz, 26 anos, foi presa no Disney California Adventure Park pois mentiu sobre a idade de suas duas filhas para não pagar a entrada delas no parque. As meninas têm seis anos de idade e a mãe alegou que elas têm 3 anos. Ela estava com o ingresso de adulto e tentou entrar com as duas meninas sem pagar o ingresso das filhas.
Segundo as autoridades, esta foi a quarta vez que Diaz tentou entrar no parque sem pagar o ingresso das filhas.
@g1 😳Deu ruim – Uma mulher de 26 anos foi presa na frente das duas filhas na Disneylândia de Los Angeles, nos Estados Unidos, após mentir a idade das crianças para não pagar a entrada do parque e se recusar a colaborar. A cena foi registrada por outro frequentador do parque e viralizou nas redes sociais. De acordo com o Departamento de Polícia de Anaheim, Jessenia Diaz entrou no parque temático com um ingresso válido para si mesma, mas quando foi parada e questionada sobre as idades das filhas, se recusou a falar com a equipe e começou a andar. A polícia também disse que esta não é a primeira vez que Diaz tenta o mesmo. Ela é acusada de fazer isso quatro vezes nos últimos meses. Em seu perfil no TikTok, Jessenia disse que o vídeo, que já teve mais de 10 milhões de views, está “cheio de mentiras” e, ao responder um comentário, disse que vai contar seu lado da história em breve. Saiba mais no #g1 #Disneylândia #LosAngeles #EUA #tiktoknoticias
O parque segue princípio de honra, segundo o qual acreditam na palavra dos pais e não há necessidade de comprovação da idade das crianças. No entanto, uma funcionária do parque tentou conversar com a mãe, mas Diaz destratou a funcionária. A funcionária ainda propôs alternativas para que as meninas permanecessem no parque, mas Diaz permaneceu irredutível. mentindo reiteradamente sobre a idade das filhas.
A polícia afirmou que ela foi detida porque não quis colaborar e insistiu na mentira da idade das filhas. Ao verem a mãe presa, as filhas choravam e abraçaram-se a ela. A polícia cumpriu seu papel. Ela foi posta pra fora do parque, acusada de invasão de propriedade.
O vídeo de Diaz sendo presa, com as crianças chorando a seu lado, viralizou. A saída de Jessenia Diaz foi alegar que as redes sociais estão “cheias de mentiras e ódio” e que ela moveria ação judicial contra a Disney.
Deve ser bem mais fácil viver num país que condena a mentira e em que a mentira pode ser motivo de prisão.