Quem é a mulher mais famosa do cinema e que mais apareceu em filmes? Não é nenhuma atriz; é a mulher do logotipo da Columbia Pictures, que aparece na abertura dos filmes do estúdio.
Conhecida como “Mona Lisa da Sétima Arte” ou “A Dama da Tocha”, o logo da Columbia permanece na tela por apenas 18 segundos em cada filme, mas aparece em centenas de filmes e deve continuar aparecendo.
A Dama da Tocha abre todos os filmes da Columbia Pictures desde 1922. O logo foi modificado nos mais de 100 anos de história da Columbia, mas a imagem e o conceito da dama da tocha permanecem inalterados.
A imagem da Dama da Tocha é conhecida; menos conhecida é a sua história e sua identidade.
Quem foi e quem é a Dama da Tocha? Quem posou para o quadro que a originou? Há discussões, rivalidades e lendas sobre quem é ela e sua identidade. Sabe-se o nome da última modelo que posou para a Dama da Tocha em 1922, mas nem a Columbia Pictures possui registros que comprovem a identidade das anteriores.
A atriz Betty Davis disse em sua biografia (The Lonely Life, 1962) que a atriz Claudia Dell teve a imagem usada no logotipo. Dell (1910-1977), atriz de cinema e televisão, nunca fez sucesso em Hollywood e fez apenas filmes B.
A atriz Evelyn Venable (1913-1993), conhecida pelo papel em Uma Sombra Que Passa (1934), afirmou ter sido modelo para o logo da Columbia em 1939. O site IMDB, referência dos cinéfilos, confirma essa informação.
Jane Bartholomew não foi atriz e nem famosa. Ela declarou ter sido escolhida entre outras candidatas para o papel da mulher da tocha e que recebeu 500 dólares pela pose na década de 1940. Ela disse que assinou o contrato às pressas e que o contrato a proibia de constar o papel em seu currículo. Sua história foi aceita por alguns veículos de imprensa. Não há fotos da jovem Jane Bartholomew.
A atriz Amelia Batchler disse que, em 1936, foi recrutada pelo chefe da Columbia, Harry Cohn, para posar como a figura da tocha e que não sabia a finalidade do ensaio fotográfico. Ela afirmou que naquela época não havia direito de imagem e que, contratada por 75 dólares semanais, fazia de tudo, exceto lavar o chão. Anos mais tarde, quando a identidade da Dama da Tocha despertou interesse na imprensa, ela ligou para a Columbia dizendo que ela era a Dama da Tocha. Sua afirmação não foi levada em conta porque dezenas de garotas haviam ligado dizendo a mesma coisa.
Só há certeza em relação à identidade da modelo da Dama da Tocha nos últimos 30 anos.
Em 1922, a Columbia Pictures pediu ao pintor Michael Deas, famoso pelos retratos de presidentes e estrelas do cinema clássico, que fizesse nova imagem da Dama da Tocha. Deas pediu à designer gráfica Jenny Joseph que posasse vestida com túnica e segurando a tocha.
Deas escolheu Jenny Joseph porque julgou que ela se parecia com as mulheres das versões anteriores. Joseph não era modelo, nunca havia posado para uma câmera e não voltou a posar depois daquele trabalho. Ela não imaginou que sua imagem seria vista em telas de cinema de todo o mundo.
Não há como afirmar quem foi a Dama da Tocha antes de Jenny Joseph. Parece incoerente que o cinema, que deixa tudo gravado e registrado, não tenha gravado o nome das primeiras damas da tocha.
O curioso da história é que talvez todas elas tenham razão. Os diferentes artistas contratados pela Columbia para fazer o logotipo pediram fotografias para usar como referência na imagem que fariam e podem ter usado as fotos de todas elas para a criação da Dama da Tocha.