As edições dos Jogos Olímpicos deixaram legados que caracterizam cada um deles.
Os Jogos Olímpicos de Atenas 1896, sem a presença de mulheres, marcaram a retomada dos jogos na Era Moderna.
Os jogos de Paris 1900 tiveram mulheres disputando modalidades esportivas.
Nos jogos de St. Louis 1904, os vencedores receberam medalhas de ouro, prata e bronze, como é feito até hoje.
Antuérpia 1920 viu a Bandeira Olímpica ser hasteada pela primeira vez.
Em Amsterdã 1928, as mulheres passaram a competir atletismo.
Os Jogos Olímpicos de Berlim 1936 tiveram o herói negro: Jesse Owens, que ganhou 4 medalhas de ouro no atletismo. Hitler organizou os jogos para demonstrar a superioridade da raça ariana, e Owens botou por terra a pretensa superioridade racial ariana.
Diz a lenda que Hitler retirou-se do estádio furioso depois da vitória de Owens, mas Hitler não se encontrava no estádio no dia.
Os Jogos de Londres 1948 foram os primeiros a serem transmitidos por televisão para residências particulares.
Em Melbourne 1956, o desfile de encerramento foi feito com os atletas misturados, e não por delegações como é na abertura, para simbolizar a união dos povos.
Um fato pitoresco marcou os jogos de Roma 1960. O atirador finlandês Vilho Ylonen acertou um tiro na mosca na decisão da prova de tiro de campo, só que no alvo do atirador ao lado, que ficou com a medalha de ouro.
Os Jogos de Tóquio 1964 foram os primeiros a serem transmitidos por satélite para outros continentes. Foi o primeiro programa de televisão ao vivo a cruzar o Oceano pacífico.
Enriqueta Basílio foi a primeira mulher a acender a pira olímpica nos Jogos do México 1968.
Os Jogos de Munique 1972 ficaram marcados pelo atentado do grupo terrorista Setembro Negro, que invadiu a vila olímpica e matou11 atletas israelenses, o que ficou conhecido como o Massacre de Munique.
Munique também revelou um dos maiores nadadores de todos os tempos, Mark Spitz, recordista e medalha de ouro em 7 provas de natação, fato inédito.
Os Jogos de Montreal 1976 ficaram conhecidos pelo fracasso financeiro, que deixou prejuízo de mais de 2 bilhões de dólares. O grande nome desses jogos foi a ginasta romena Nadia Comaneci, que recebeu a nota 10, símbolo da perfeição, na prova de barras assimétricas da ginástica.
Os Estados Unidos lideraram o boicote de 65 países aos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, em protesto contra a invasão soviética do Afeganistão em 1979. Os jogos de Moscou 1980 ficaram marcados pela cerimônia de encerramento, em que mosaico humano formou a figura do mascote dos jogos, o ursinho Misha, de cujos olhos correu uma lágrima de despedida. Você consegue assistir ao vídeo do choro de Misha na internet.
A suíça Gabriela Andersen-Scheiss marcou os jogos de Los Angeles 1984, ao chegar desidratada, desorientada e com confusão mental na prova de maratona e cair desacordada nos braços dos médicos na linha de chegada.
Diversos casos de dopping mancharam os Jogos de Seul 1988.
Todas as delegações tiveram mulheres nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
E Paris 2024? Qual será a marca registrada dos Jogos Olímpicos Paris 2024?
Até o momento, três fatos são fortes candidatos para marcar o legado de Paris 2024.
O primeiro é a cerimônia de abertura, com a paródia do quadro da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, na qual Jesus e os apóstolos são representados por gays, travestis e lésbicas e que ofendeu cristãos mundo afora. A paródia, que recebeu muitas críticas, ofuscou a beleza da apresentação da cantora Celine Dion.
O segundo fato é a poluição do Rio Sena, que causou problemas de saúde em atletas que disputaram provas de nado no rio.
O terceiro foi a aceitação dos boxeadores intersexos Imane Khelif e Lin Yu-ting para lutarem na modalidade do boxe feminina. A italiana Ângela Carini abandonou a luta contra Imane Khalif em razão da violência do soco com que foi atingida, muito mais forte do que ela estava habituada em lutas contra mulheres e em seus treinamentos. O Comitê Olímpico Internacional (COI) deverá regulamentar a questão para os próximos jogos.
Qual dos três fatos citados você escolhe como o legado dos jogos Paris 2024? Os três? Ou você escolhe outros?
1 comentário
Para complementar o histórico dos Jogos da era moderna, será normal concluir que os de Paris 2024 serão marcados pela propaganda ideológica de “bandeiras” defendidas pelo Globalismo.