Se você não é ligada a esportes, talvez nunca tenha ouvido falar o nome de Jaylen Brown. Então, como Brown pode ser citado como exemplo de sucesso?
QUEM É JAYLEN BROWN
Jaylen Brown, 27 anos, jogador de basquete norte-americano, acabou de sagrar-se campeão da NBA (Liga de basquete norte-americana) pelo time do Boston Celtics e ainda foi escolhido como o jogador mais valioso (MVP) dos jogos finais.
Brown não é somente jogador de basquete; é também mestre em Ciências Sociais, palestrante, amante de História, faz meditação, estuda xadrez. Também pratica futebol. Portanto, seu nome não se restringe apenas ao jogo de basquete.
Nasceu em Marietta, subúrbio de Atlanta, considerada uma das cidades mais perigosas do mundo,
PROFECIA
Jovem, Brown encantava os amantes de basquete, embora fosse houvesse quem o considerava muito inteligente para ser apenas um jogador de basquete.
Adolescente, apesar da dedicação aos estudos e de sua inteligência, possivelmente em razão de suas origens uma professora prognosticou que dentro de cinco anos o visitaria na prisão do Condado de Cobb, estado de Geórgia.
Jaylen Brown não se deixou impressionar pela avaliação negativa da professora. Pelo contrário, usou-a como incentivo para estudar e crescer na vida, a fim de evitar que ela se concretizasse.
Ingressou na Universidade da Califórnia e tornou-se mestre em Ciências Sociais. Ministra aulas por um mundo melhor e já ministrou palestras na Universidade de Harvard. Liderou a associação de jogadores e tornou-se protagonista na luta antirracismo.
NO BASQUETE
Ele começou a jogar pelo time do Boston Celtics em 2017 e, desde então, foi muito criticado em razão do alto salário que recebia e não apresentava o resultado esperado em quadra. Ele evoluiu no jogo nos sete últimos anos em razão de treinamento duro.
Brown recebeu muitas críticas por utilizar apenas o braço direito nos jogos; os grandes astros do basquete utilizam bem os dois braços. Torcedores se referiam a ele como “o braço direito de US$ 300 milhões”. Ele utilizou as críticas para treinar arduamente o uso do braço esquerdo.

Em 2022, a equipe do Boston Celtics foi derrotada nas finais e conquistou o vice-campeonato. Brown decepcionou e foi alvo de duras críticas. Em 2023, novamente o time do Boston ficou em quarto lugar. Críticos chegaram a dizer que Brown deveria trocar de time. Mas ele usou as duras derrotas como motivação para treinar e evoluir no jogo.
Campeão e escolhido como MVP dos jogos finais, Brown declarou que “a equipe do Boston Celtics confiou em mim em todos os momentos, sendo eu quem sou. Senti que consegui me sair bem, sendo paciente e mantendo a calma. As oportunidades apareceram e eu soube aproveitá-las. Mas dou o crédito aos companheiros da equipe pela confiança que tiveram em mim para me passarem a bola e me permitirem fazer grandes jogadas”.
Tem o maior salário da liga de basquete, US 300 milhões, equivalente a cerca de R$ 1,5 bilhão de reais.
LIMÕES E LIMONADA
Jaylen Brown conseguiu a proeza de transformar limões em limonada.

Usou a avaliação negativa de sua professora, de que o visitaria 5 anos depois numa prisão, para estudar e formar-se.
Utilizou as derrotas em jogos decisivos nos campeonatos de 2022 e 2023 para aprimorar-se como jogador e como atuar em prol do time.
Focado e determinado, Brown treinou e evoluiu o jogo com o braço esquerdo. Assim agiu para melhorar o estilo de jogo e evoluir e não simplesmente para rebater críticas.
A evolução como jogador e o senso coletivo de jogo permitiram a Jaylen Brown tornar-se campão da NBA e receber o maior salário entre da liga.
A história de sucesso de Jaylen Brown aconteceu porque ele soube transformar críticas em incentivo para melhorar e esforçou-se para contrariar previsões negativas a seu respeito.
Enfim, transformou limões em limonada.
1 comentário
São modelos que deveriam ser propagados a adolescentes…