“Um coração agradecido não é apenas a maior virtude, mas o pai de todas as outras virtudes.” —Cícero
Natal é uma época emocionante – solitária para alguns, mágica para outros. Por escolha consciente ou não, tornou-se momento de pressão e estresse para muitas pessoas. Você vai estourar seu orçamento, participar de confraternizações que nem sempre cabem na agenda e encarar aquela famosa reunião familiar de fim de ano! Tudo isso sob um sol de 40°.
Dar presentes natalinos é um símbolo da relação que temos com a outra pessoa, por isso a valorizamos tanto. Se retirássemos os presentes da equação, poderíamos nos aproximar do Natal sem tantas expectativas e torná-lo uma data muito mais simples, mas para a maioria de nós essa tarefa ainda é difícil de alcançar, principalmente quando se tem criança na família. A ênfase está no consumo, há pressão para gastar e fazer compras e, mesmo para as crianças, existe um foco claro nos presentes, o que ajuda a desenvolver a crença de que coisas materiais são as únicas que fazem você feliz.
Como a gratidão tem tudo a ver com dar e receber, talvez seja a o momento adequado para considerarmos o seu significado mais profundo e expandirmos a capacidade de exercê-la de forma autêntica. A gratidão pode lhe ajudar não apenas a lidar, mas também a aproveitar os altos e baixos da época natalina. Lembre-se que se trata de um sentimento que escolhemos ter, a qualquer momento, depende apenas da sua atitude.
“Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.” —Viktor Frankl
Cada um tem liberdade de escolher a própria atitude. Viktor Frankl (1905-1997) foi prisioneiro em Auschwitz e Dachau durante a Segunda Guerra Mundial. Perdeu os pais e a esposa no Holocausto. Apesar disso tudo, Frankl afirma que foi a sua atitude que o salvou. Ele pensou sobre o que dava sentido e propósito à vida humana, e sua atitude lhe deu o espírito positivo para transcender a situação e viver com esperança. Ficou mundialmente conhecido depois de descrever a sua experiência dramática em campos de concentração nazistas no best-seller internacional: “Em Busca de Sentido”. Quando conseguimos ter uma mentalidade positiva, somos capazes de nos libertar das limitações e das adversidades que nos impedem. Mudar o estado mental é a chave para uma transformação total e duradoura.
“Só podemos dizer que estamos vivos naqueles momentos em que nossos corações estão conscientes de nossos tesouros.”—Thornton Wilder
O coração agradecido encontra bênçãos em todos os momentos, em todas as situações. Temos muita negatividade para focar se assim escolhermos. Lidamos com estresse e dificuldades dia após dia, elas só mudam de endereço. Tente se concentrar no que você tem. Preste atenção em quem está ao seu lado neste Natal, não importa quão poucos sejam. Entre em contato com as pessoas que você gosta e sente saudades, leia algo edificante, que traga novos conhecimentos. Eleve seus pensamentos, ore e contemple. A gratidão faz sentir que transcendemos a tristeza, o que traz esperança e motivação. Mudar o foco do que falta nas nossas vidas para o que já temos, promove sensação de abundância.
“Deito-me na cama à noite, depois de terminar minhas orações, com as palavras: ‘Obrigada, Deus, por tudo o que é bom, querido e belo.’ —Anne Frank
Anne Frank expressou gratidão mesmo enfrentando uma vida repleta de desafios, escondida por dois anos em um pequeno quarto durante a guerra, o “anexo secreto”. Ainda que tomada por medo, o diário tornou-se a sua fonte de propósito, o ombro amigo, o companheiro, e aquelas páginas registraram o tamanho da sua esperança. O medo pode nos preencher e ocupar todo o espaço. Prestar atenção no que somos gratos afasta o foco do medo e nos dá coragem para continuar.
Já comentei em outra coluna que escrevi anteriormente, mas um exercício que me foi passado na terapia há alguns anos atrás foi o de manter um diário das coisas que me faziam sentir grata. Anotava três coisas no final de todos os dias, bem como o meu papel na sua realização, o que me ajudou a desenvolver o senso de gratidão e a ser mais resiliente frente aos estressores da vida.
“O desejo mais profundo da natureza humana é a necessidade de ser apreciado.” —William James
Nenhuma outra data é tão apropriada para demonstrar apreço, para unir as pessoas, quanto o Natal. Talvez porque o foco esteja no outro, na família, na comunidade, no próximo. Já dizia o teólogo alemão Albert Schweitzer, que às vezes, a nossa própria luz se apaga e é reacendida por uma faísca de outra pessoa. Neste Natal, pense no outro com carinho; seja juiz de si e advogado dos outros, não o contrário; dedique tempo para fazer alguém se sentir especial, lembre-se e seja grato a quem já fez isso por você.
Sejamos generosos uns com os outros. Conecte-se diariamente com Deus ou com o que você acredita. Agradeça pela sua família. Agradeça pelos seus amigos. Agradeça de coração.
Demonstre gratidão por si mesmo. Por suas conquistas, por menores que sejam, sem esquecer que todas as coisas, não apenas o sucesso, contribuem para a sua evolução. Dores e fracassos também ajudaram a moldar quem você é hoje. Escute sua consciência e entenda que tudo que vem é para o seu bem.
Agradecer pelo que temos em vez de lamentar o que não temos é um lema para a alma. Lema que deveríamos seguir todos os dias. Pratique.
Seja um pouco mais gentil. Ajude os outros sem esperar nada em troca e aceite a generosidade alheia sem se sentir em dívida. Expressar gratidão incentiva outros a cometerem atos aleatórios de bondade, contribuindo assim para aumentar a soma da felicidade humana para todos. Dê o exemplo.
Da minha parte, um genuíno agradecimento por ter lido este texto no dia de hoje.
Feliz Natal!
3 Comentários
Lindo texto e belos ensinamentos.
Gratidão por te conhecer.
Que possamos compartilhar de muitos encontros em 2024.
Feliz Natal!
Grande abraço
Lindo texto…emocionante!
A gratidão deveria ser um hábito comum e constante, mas não é. Precisa ser exercitada.
Obrigada pela forma gentil com que você nos fez refletir.
What a lovely article! Well written, as always by Simone. She forever makes me think about the importance of gratitude in our daily lives and in our relationships with each other, especially during the holidays. An attitude of gratitude should be practiced with regularity. Thank you for your gentle advice! Many thanks for your kind words and continual encouragement. You are a wonderful writer.