O mercado está muito diversificado, o que acirra a concorrência. São lojas virtuais, lojas físicas, sites de vendas on line, promoções, liquidações, uso da tecnologia digital, produtos diversificados…
O período de isolamento social registrou o aumento de vendas on line. Segundo estudos da Canuma Capital, gestora independente de investimentos alternativos, as compras pela Internet em 2021 atingiram 260 bilhões de reais e superaram o volume de vendas dos shoppings centers, estimadas em 175 bilhões de reais.
O preço, embora importante, não é mais o fator determinante que leva o cliente a fazer suas compras. Os fatores – qualidade do produto, atendimento, garantias oferecidas, prazo de entrega, condições de financiamento – também pesam – e muito – na decisão do cliente. Em tempos de concorrência, a margem de lucro da empresa deve ser reduzida. Mas a criatividade deve funcionar.
Que deve fazer o varejo para vencer a concorrência? A fidelização dos clientes surge como fator essencial no momento de competição e concorrência acirradas. A empresa deve oferecer alguma vantagem – um diferencial – para fazer com que o cliente volte a comprar.
O bom tratamento e a atenção ao cliente antes da venda e no pós-venda são essenciais. Outras medidas têm se mostrado atraentes.
As vendas com cashback, em que o cliente recebe um cupom ou crédito para a próxima compra é boa maneira de atrair o cliente de volta à empresa.
Sistemas de pontuação pelas compras efetuadas, oferecimento de brindes (brasileiro adora ganhar brindes) e oferta de serviços personalizados devem ser vistos como boas alternativas.
As medidas de fidelização do cliente somente surtirão efeito se divulgadas por meio do marketing, que continua como a grande arma das empresas.
Outra medida interessante pode ser tomada pelos pequenos comércios que podem firmar parcerias com sites e servir de entrega rápida do e-commerce. O cliente que vai à loja pode acabar fisgado parra realizar nova compra.
Contudo, na era da transformação digital, a segurança nas compras e a preservação dos dados dos clientes são mandamentos fundamentais.