Na Semana de comemoração do Dia Internacional do Turismo, o PortaliMulher entrevista Gilcilaine Silva, casada, 1 filho, formada em Turismo, operadora de agência de viagens, sócia e gestora da IBR Turismo Carrefour.
Gil, empreendedora, gestora e operadora de turismo.
PortaliMulher – Quando você começou a trabalhar com turismo?
Gil – Formada em Turismo, iniciei como estagiária em uma agência de viagens e, no ano seguinte, fui contratada como operadora pela CVC Viagens, empresa na qual cheguei a gerente de vendas. Em 2016, resolvi empreender e entrei em uma sociedade na IBR Turismo, operadora e agência de viagens multimarcas.
PortaliMulher – Quais os benefícios que a agência de viagens oferece ao turista?
Gil – Os agentes de viagens podem personalizar a viagem de acordo com as preferências individuais, criando itinerários sob medida que atendam aos interesses e ao orçamento do cliente.
A agência presta informações completas ao cliente, tais como sobre requisitos de visto, documentos de viagem e vacinas necessárias, de modo a garantir viagem tranquila. A agência oferece seguros de viagem e orienta sobre eles.
Outro aspecto que oferece segurança ao turista é a disponibilização de telefones de contato para prestar-lhe assistência durante toda a viagem.
PortaliMulher – O atendimento às necessidades do turista torna a atividade turística complexa?
Gil – Sim, é complexa, devido à grande variedade de fatores que envolvem o atendimento às necessidades e expectativas dos turistas.
Garantir que a infraestrutura de transporte, acomodação e alimentação esteja em condições adequadas para atender às demandas dos turistas pode ser desafiador. Até porque o aumento sazonal no número de visitantes pode sobrecarregar os serviços e a infraestrutura locais.
PortaliMulher – Quais as dificuldades que o turista brasileiro encontra no turismo doméstico e como superá-las?
Gil – Os custos de viagem, como passagens aéreas, hospedagem e alimentação, são altos na maioria dos destinos turísticos, especialmente nos mais populares. Para superar essa dificuldade, é importante planejar a viagem com antecedência. A assessoria da agência pode oferecer pacotes e promoções, pincipalmente em baixa temporada.
Com as estratégias certas, é possível superar as dificuldades e desfrutar de ótimas viagens pelo país.
PortaliMulher – Quais as dificuldades que o turista brasileiro encontra no turismo internacional e como superá-las?
Gil – A diferença de idioma pode ser obstáculo para a comunicação e interação com os locais.
Lidar com diferentes moedas e taxas de câmbio pode ser confuso, e as flutuações cambiais podem afetar o orçamento da viagem.
As diferenças culturais podem levar a mal-entendidos ou a situações desconfortáveis. O que é aceitável em um país pode não ser em outro.
Dependendo do destino, a obtenção de visto e os processos de imigração e documentação podem ser complicados e demorados.
Cada viagem internacional é única, e as dificuldades podem variar de acordo com o destino escolhido. O planejamento adequado, com boa consultoria do agente de viagem, ajuda a minimizar as dificuldades e a garantir experiência de viagem tranquila e segura.
PortaliMulher – Como deixar o turista satisfeito com o pacote que ele adquire?
Gil – A satisfação do cliente requer cuidadosa abordagem e foco no atendimento a suas expectativas. Antes de tudo, o agente deverá entender as necessidades, interesses e preferências do cliente para determinar o tipo de experiência de viagem desejada. Com base nas informações coletadas, o agente propõe pacotes de viagem com opções de itinerários que correspondam às suas expectativas.
O contato com o cliente durante e após a viagem oferece a ele o suporte necessário para que ele realize a viagem com segurança.
A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso da agência de viagens. Criar experiências de viagem excepcionais e oferecer excelente atendimento ao cliente resultam em clientes satisfeitos que retornam e recomendam seus serviços a outros.
PortaliMulher – Como fidelizar o cliente?
Gil – Fidelizar clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A fidelização é criada pela confiança e pela entrega do serviço esperado. O agente deve estar disponível para responder a perguntas, resolver problemas e fornecer assistência antes, durante e após a viagem.
Surpreender o cliente com pequenos gestos de apreço, como upgrade de quarto de hotel, uma garrafa de vinho, bombons, cestas de frutas ou simples cartão personalizado faz diferença.
Pedir feedback durante e após a viagem mostra que o agente valoriza a opinião do cliente e que está comprometido em aprimorar a sua experiência.
Manter relacionamento contínuo com os clientes, por meio de comunicações regulares, atualizações sobre ofertas especiais e lembranças de datas importantes, fideliza o cliente.
Clientes satisfeitos e leais não apenas retornam para mais negócios, como também podem se tornar defensores da agência de turismo, recomendando-a por meio do boca a boca.
A fidelização de clientes exige tempo e esforço contínuo.
PortaliMulher – Quais as dificuldades que você encontrou para montar sua agência?
Gil – A escolha do local, negociar o ponto da loja e adaptá-lo às exigências e burocracias.
Abrir uma agência de viagens exige investimento inicial, que inclui despesas com locação de espaço, projetos, equipamentos de escritório, tecnologia, contratação, licenças e marketing.
Garantir que a equipe esteja bem treinada e qualificada não é tarefa fácil. Promover e atrair clientes para nova agência de viagens é desafiador, pois construir boa reputação e ganhar a confiança dos clientes leva tempo.
A pesquisa de mercado, a criação de plano de negócios sólido e estar preparado para enfrentar os desafios inerentes ao setor de viagens são essenciais.
A indústria do turismo é sensível a flutuações econômicas, desastres naturais, eventos geopolíticos e outras incertezas que podem afetar o mercado.
PortaliMulher – E as facilidades?
Gil – Como estava no mercado como gestora, adquiri experiência para contratação, treinamento e formação de novos agentes de viagens. Também tinha bom relacionamento com parceiros do setor e com a IBR Turismo.
PortaliMulher – Quais os seus planos para o médio e longo prazo?
Gil – Estou me qualificando e atualizando, por meio de participação em cursos, palestras e de novas especializações. O mercado de turismo está em evolução, é dinâmico e o gestor deve acompanhar as mudanças e manter-se atualizado. A empresa está passando por reestruturação e consultoria, visando ao crescimento e expansão do negócio.