A revista Forbes listou os 10 maiores líderes que conduziram suas empresas de forma diferenciada e fizeram por merecer o destaque como os 10 maiores CEO do Brasil. A relação inclui donos de negócios ou executivos de carreira.
Segundo a revista, a lista reflete diferentes trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais, todos com história e ensinamentos personalizados e úteis.
Liderança e gestão têm princípios básicos próprios, mas as habilidades técnicas, pessoais e comportamentais podem fazer com que líderes diferentes possam adotar posturas diferentes em diferentes situações.
Cabe a quem está em busca de conhecimentos ou administrando empresas conhecer as condutas e as ações para saber adotar o próprio caminho ou seguir aqueles que fazem sucesso no mercado.
Existem características comuns em líderes e gestores de sucesso.
ADAPTAÇÃO AO MERCADO
Essencial conhecer muito bem o ambiente de trabalho, de negócios e o mercado e adaptar-se ao meio.
Adaptabilidade implica adaptar-se às mudanças de mercado e reformular estratégias e planejamentos.
A adaptação exige que o bom gestor deve AGIR e não apenas REAGIR às mudanças.
Alongar a visão pra ver além. Como o meteorologista que prevê o tempo, o gestor deve prever mudanças e antecipar-se a elas.
A previsão de chuva faz com que você saia de casa protegido com capa e guarda-chuva. Da mesma forma, o gestor deve estar prevenido para proteger sua empresa de intempéries e daquilo que e avizinha e vem pela frente.
APRIMORAMENTO PESSOAL
O mundo, em constante evolução e sujeito a mudanças freqüentes e constantes, exige que o líder e o gestor se aprimore continuamente. Nada de vitimismo nem de autocompaixão.
O gestor capacitado confia em si, em sua capacidade e em seu discernimento. Quem assim não age ficará para trás, vencido por temores e inseguranças e será ultrapassado pela concorrência ou por colegas mais confiantes que assumirão sua função.
APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Necessário que o gestor acompanhe as mudanças e a evolução da tecnologia, que se transforma a cada dia. O conhecimento das evoluções tecnológicas e do mundo dos negócios permitirá ao gestor inovar e otimizar operações em sua empresa a fim de obter maior eficiência.
O aprimoramento profissional consiste em buscar maior conhecimento de si mesmo e de seus colaboradores, de forma a ter melhor entendimento com eles.
HABILIDADES
Não bastam conhecimento e a aprimoramento pessoal e profissional se o líder não souber aplicar os conhecimentos à prática e à sua conduta na empresa.
Conhecimento é pessoal; habilidade e sabedoria implicam colocar em prática os conhecimentos. Conhecimento sem a aplicação prática fica estagnado como água corrompida de um poço, que não tem serventia.
FOCO E OBJETIVOS
As ações da empresa sempre devem ter o propósito bem definido. Deve haver vantagens ou benefícios a esperar da ação. A ação deve ter propósitos em consonância com os objetivos da empresa ou como meio de facilitar o atingimento deles.
O gestor tem de analisar se a ação a ser adotada será mesmo a melhor ou se há outras que tragam melhores resultados.
Necessariamente, a ação a ser tomada deverá facilitar a consecução do objetivo da empresa. Ações desnecessárias desgastam, desestimulam e fazem perder tempo e esforço inutilmente.
AGILIDADE AO TOMAR DECISÃO
A boa decisão, tomada com atraso, pode ser mais prejudicial que a decisão apenas razoável tomada em tempo hábil. A boa tomada de decisão será facilitada pela capacidade, confiança e habilidade do gestor.
A vida do gestor e empreendedor é dinâmica com exigências que vão do acompanhamento dos trabalhos diários à análise dos negócios para a constante adaptação da empresa às mudanças e evoluções do mercado.