Cresce o número de empreendedores com mais de 50 anos.
EXPECTATIVA DE VIDA
Na década de 1940, a expectativa de vida do brasileiro era em torno de 40 anos. 80 anos depois, está na faixa dos 76 anos.
Há ainda uma distinção a ser feita: as pessoas estão vivendo mais, porém não estão envelhecendo no sentido de serem consideradas inoperantes e inativas. A idade cronológica não tem tido muita representatividade em termos de saúde e disposição.
Pessoas acima de 50 anos, ou mesmo com 60 ou 70 anos, ainda mantêm boa produtividade e disposição. Essa a principal razão para o aumento do número de empreendedores com mais de 50 anos. Outros motivos são o desejo de abrir a própria empresa e o etarismo ainda existente no mercado (etarismo é o preconceito ou a discriminação contra pessoas em razão da idade).
EMPREENDEDORES COM MAIS DE 60 ANOS
Dados do Sebrae apontam que existem 4,1 milhões de empreendedores com mais de 60 anos, 13,8% do total de empreendedores. A tendência é de crescimento dos números.
A internet é grande aliada para quem deseja empreender, pois oferece cursos online, plataformas de emprego e redes de network. Neste cenário, a Rede Prosperidade Plena se consolida como facilitadora do empreendedorismo feminino, pois conecta brasileiras residentes em diferentes Estados e diferentes países e permite a troca de experiências e a construção de parcerias a fim de impulsionar os negócios.
Compartilhar dificuldades e aprendizado permite à empreendedora melhor compreensão dos desafios e o sentimento de não estar só. A superação de barreiras geográficas pelo contato virtual abre a visão do mundo dos negócios.
NICHOS
A carioca Denise Maia Soares, 60 anos, oferece bom exemplo de empreendedorismo e olhar atento ao mercado, o que lhe possibilitou a descoberta de nicho e o conseqüente empreendedorismo. Demitida aos 50 anos, encontrou no Linkedin o espaço para criação de seu próprio negócio.
Com mais de 25 anos de experiência em marketing e em empresas de tecnologia, Denise Maia criou nova área de consultora de Linkedin. Ela criou uma apostila básica e criou a DMS (Digital Marketing Solutions), empresa de capacitação e consultoria para o uso estratégico do LinkedIn em vendas B2B.
Vendas B2B (Business to Business) ocorrem quando uma empresa vende para outra empresa e não para o consumidor final; são transações entre empresas.
REDES SOCIAIS
A DMs presta consultoria e treinamento em Marketing Digital, com foco nas redes sociais profissionais.
Ela encontrou o nicho em pesquisa recente da FGV/EAESP que revelou que 45% dos CEOs e líderes estão distantes das redes sociais profissionais por falta de perfil ou de postagens. A pesquisa constatou que a reputação do CEO impacta significativamente a imagem e o valor de mercado da empresa. A presença do CEO nas redes sociais fortalece a imagem do CEO e da própria empresa, aproxima a empresa do público e humaniza a marca.
Denise Maia percebeu o afastamento dos CEOs das redes e teve a ideia de criar cursos para as empresas, oferecendo-lhes oportunidades de construir relacionamentos e interagir com partes interessadas. A DMS tornou-se o Cupido a aproximar empresas e CEOs.
Segundo Denise Maia, não basta apenas participar das redes sociais; é preciso ter estratégia de conteúdo, postar regularmente ideias interessantes e interagir com outros usuários. Somente assim se adquire visibilidade e interação.
DESCOBERTAS
Após a demissão que ocorreu quando ela tinha perto de 50 anos, Denise Maia precisou se reinventar e descobrir novos dons e habilidades. E descobriu. Ela acreditou mais em si mesma que nas estatísticas que citavam o etarismo.
O ensinamento de Denise Maia é não desistir, reinventar-se sempre e não permitir que a idade seja fator determinante para a vontade de trabalhar e o exercício de atividades.