A agricultura está dando novo passo rumo à modernização com a adoção de drones. Os produtores rurais passaram a ver a tecnologia como aliada e passam a adotá-la como grande aliada que é. Agora estão a descobrir os benefícios que as pequenas aeronaves pilotadas à distância podem trazer para seu negócio.
A geração mais antiga, mais apegada a tradições e que tem dificuldades de se adaptar a novas técnicas ou de manusear novos equipamentos, se empolga quando percebe os benefícios e o ganho de eficiência que eles podem trazer. Além disso, a nova geração de produtores rurais tem contribuído para vencer resistência e para a adoção de novas técnicas no campo.
Os drones têm muitos usos no campo. Aeronaves de pequeno porte, que voam a menor velocidade e a menor altura que aviões tradicionais, podem parar no ar e podem voar dentro das plantações ou quase rente ao chão.
Os drones eram usados para aplicação de insumos e produtos químicos nas plantas. O avanço da tecnologia descortinou novos usos para os drones. Com eles é possível fazer o mapeamento do terreno e monitoramento da produção.
Na pecuária, os drones são utilizados para controlar pragas e a qualidade do pasto, contar o número de cabeças, acompanhar erosões e outras aplicações que o pecuarista desejar, de acordo com sua criatividade, sua necessidade e a capacidade de operar o equipamento.
Nas culturas de café, o drone pode ser empregado para avaliar a extensão da plantação e para planejar o manejo da cultura.
Nas plantações de soja e milho, que utilizam grandes espaços e milhares de hectares, os drones podem verificar falhas na plantação e problemas no terreno.
Os drones são o instrumento ideal para chegar a áreas de difícil acesso e permitem economia. Pode-se fazer um voo de monitoramento com um drone para identificar locais que necessitam de aplicação e produtos químicos e depois leva outro drone até aquele local para aplicar os produtos apenas no local necessário. Assim, haverá economia e o uso mais eficiente de meios.
O uso de drones no campo faz surgir outros ramos de negócios: o ramo de piloto e operadores de drones, o de instrutor de cursos de operadores de drones, o de vendedores de drones.
A tecnologia abre novas portas.
Evandrorig/Getty Images