Que é Ética? Que é Moral? Qual a diferença entre Ética e Moral?
Ética e Moral
Todos temos certa dificuldade em definir o que são ética e moral e diferenciar ética de moral.
Aproveitando o transcurso do Dia Nacional da Ética, o Portal iMulher traz, de forma simplificada, a diferença entre os dois conceitos de maneira que auxilie o entendimento e a diferenciação dos dois conceitos.
A Moral é o código de conduta de uma sociedade, os costumes morais ou hábitos de um povo ou uma região. A moral varia de uma região para outra, de um povo para outro, de uma época para outra. As pessoas que adotam a religião islâmica admitem apedrejar a mulher adúltera; é a moral deles.
A Ética determina o comportamento individual com base no que alguém considera certo ou errado, no que considera justo ou injusto e no que considera bom ou mal.
Por isso, a moral decorre da cultura e hábitos de um povo ou região em determinado tempo. A ética tem por base princípios de caráter universal de justiça, de bondade, de correção.
Ética e pessoa, Moral e grupo
A moral determina o comportamento de um grupo social. A ética é individual e determina as ações corretas da pessoa, ainda que esteja sozinha.
A moral implica regras sociais de um grupo; a ética implica o comportamento individual correto em qualquer situação.
O aluno que não cola porque o fiscal está na sala de aula age dentro da moral por coerção. O aluno que não cola, mesmo que o fiscal saia da sala, está sendo ético, isto é, age corretamente sem fiscalização.
Obedecer às regras da sociedade quando se está em grupo é moral, é fácil. Obedecer às regras quando se está sozinho, sem ser observado nem cobrado por ninguém, caracteriza a pessoa ética. É ético fazer o certo porque é certo, praticar o bem porque é bom e exercitar o justo porque é justo, ainda que individualmente e sem fiscalização.
O domínio dos homens sobre as mulheres era socialmente aceito. Durante séculos, a mulher ocupou posição inferior à dos homens. Era a moral vigente. No entanto, o homem que desprezava essa moral e tratava bem a mulher por respeito, consideração ou amor, agia eticamente, sem seguir os costumes e a moral vigentes.
A ética não pode ser considerada como conceito utópico ou abstrato porque a maioria das pessoas não age de acordo com ela. A ética existe naqueles que agem corretamente, ainda que numa sociedade corrompida.
A ética representa o caráter, a correção e a índole de alguém que se refletem em seu comportamento bom e correto. O filósofo Immanuel Kant propôs “agir de tal maneira que a máxima de sua ação possa ser tomada como máxima e exemplo universal”. Isso é ética.

Crise de moral no Brasil
O Brasil vive crise de moral; autoridades mentem publicamente, prometem o impossível para conseguir votos, cuidam dos interesses pessoais antes dos do país e da população.
Em resposta a artigo publicado por revista inglesa, ministro do STF desmentiu, em nota, afirmação que havia feito publicamente, ainda que o vídeo com sua fala circule pelas redes sociais. Tal ato representa falta de moral e de ética. Esse ministro aproveitou a caravana do luto em Roma para levar sua “namorada” para fazer turismo em Roma. Segundo site da internet, o nome dela não constou na lista de passageiros do voo da FABTur.
Exigia-se conduta ilibada para ser ministro do STF. Conduta ilibada significa ser honesto, íntegro e respeitoso em todas as áreas da vida. Ou nunca teve tal conduta ou as benesses do poder e as mordomias de usufruir do dinheiro dos impostos fez com que a perdesse.
Em Esaú e Jacó, Machado de Assis diz que “a ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito”.
Como falta moral na conduta pública de autoridades, torna-se difícil imaginar que, sozinhos ou nos bastidores, ajam eticamente e que sigam valores e princípios do que é correto, é bom e justo.
Cláudio Duarte.
Colunista e colaborador do Portal iMulher.
1 comentário
Parabéns ao Cláudio Cláudio Duarte. Texto bastante esclarecedor, “imexível”.