Desde que surgiu como alternativa de hospedagem, o Airbnb sofreu resistências por parte de cidades, hotéis e governos.
Brian Chesky, cofundador e CEO global do Airbnb concedeu entrevista, por teleconferência, ao jornal O Globo, na qual explicou as estratégias da empresa para superar as resistências.
Criado para oferecer aluguel temporário de quartos e residências, o Airbnb pretende reforçar o portfólio de serviços oferecendo aos clientes aplicativos de conveniência de aula de ginástica, corte de cabelo, refeições e ingressos para festivais.
O raciocínio da empresa é que ninguém viaja para ficar dormindo no hotel ou na residência que alugou; elas querem sair, se divertir, usufruir de serviços e de comodidades. Ao oferecer serviços adicionais, o Airbnb pretende tornar a viagem mais agradável de as pessoas vivenciarem a cidade visitada.

Para vencer resistências, o Airbnb compartilha dados para mostrar às autoridades e à rede hoteleira que não é inimigo dos hotéis e nem do mercado imobiliário e que é parceiro do comércio local. Para isso, Chesky visita autoridades municipais e reúne-se com o pessoal da rede hoteleira para expor dados com franqueza.
Para que entendam que o Airbnb é bom parceiro, tem de mostrar dados com transparência e partilhar informações. Os hotéis concorrentes têm de saber como o Airbnb opera e qual o serviço e as vantagens que oferece. Somente assim hotéis e Airbnb podem chegar a consenso sobre a criação de regulamentação sensata que beneficie ambos os lados.
Chesky mostra que está proporcionando oportunidades econômicas para as pessoas, do que as cidades se estão beneficiando. Além do pagamento de impostos, naturalmente.
Outra vantagem que Chesky destacou que o Airbnb proporciona é que as pessoas, que alugam a moradia temporária em bairros, estarão fazendo compras e negócios nesses bairros e ajudarão a movimentar a economia local. Normalmente os hotéis ficam no centro das cidades ou em regiões hoteleiras.
A percepção de Chesby é que quanto mais conhecem o Airbnb mais as pessoas e as cidades gostam do aplicativo e, quanto menos conhecem, mais ideias equivocadas têm a respeito do aplicativo.
Chesby declarou que a Airbnb o Brasil está crescendo no Brasil, que oferece cultura vibrante e diversificada.