Quanto mais eu percorro o universo do empreendedorismo – especialmente o feminino –, mais percebo a resistência às ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Alguns temem que a automação coloque seus trabalhos em risco, outros não encontram ‘tempo’ para destrinchar as ferramentas e há também quem não confie nelas. Pois bem, sinto informar que elas vieram para ficar. A Inteligência Artificial já faz parte da vida cotidiana desde a década de 1950 e, se você é da Geração X, como eu, vai ter que se adaptar.
É preciso enxergar a automação e a IA como complementares aos trabalhos humanos. Como uma forma de automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, aumentando a eficiência e reduzindo erros humanos. Sim, alguns empregos não estão resistindo às mudanças, mas outros estão surgindo.
O que é Inteligência Artificial, afinal? O objetivo da IA é criar máquinas que possam operar com o mesmo nível de capacidade cognitiva que os humanos, ou até superá-lo em alguns casos. Os benefícios dessa descoberta disruptiva são incalculáveis, mas eles andam lado a lado com o medo do novo, afinal, o novo é sempre uma incógnita.
ChatGPT
Do ano passado para cá, a ferramenta de IA mais badalada e polêmica do mercado corporativo foi o ChatGPT. Trata-se do bot alimentado por IA avançada, baseada na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), que tem falas e “comportamentos” cada vez mais idênticos ao do ser humano. Ele aprende com repetições, usando um algoritmo com redes neurais que analisam grandes volumes de dados para gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando. Quando o usuário pergunta, o ChatGPT analisa a entrada, processa a informação e retorna com uma resposta. Todo esse processo é baseado em probabilidades, entregando respostas que sejam as mais apropriadas para os questionamentos.
Essa solução, criada em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI (que tem o bilionário Elon Musk como sócio), foi popularizada ano passado na versão WEB e, em maio desde ano, na versão mobile para IOS. Mas por que eu, você ou qualquer outro empreendedor ou empresário deve aderir a essa ferramenta, afinal? É simples, porque o ChatGPT fornece insights valiosos por meio da análise de dados, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e precisa. Com isso é possível otimizar a gestão do negócio.
Aplicação prática
Pois bem, como eu posso usar o ChatGPT? Trata-se de um modelo de processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), por isso você pode:
- Complementar frases e parágrafos;
- Gerar textos novos, como artigos, descrições de produtos, roteiros de vídeo, conteúdos para redes sociais, etc.;
- Gerar legendas para imagens ou vídeos;
- Traduzir textos automaticamente;
- Resolver problemas e equações matemáticas.
Tudo isso, contudo, demanda certos cuidados para ter o resultado ideal e fugir dos erros. É fundamental fornecer contexto suficiente para que o modelo possa compreender o assunto e gerar uma resposta adequada. Clareza sobre o que está perguntando ou solicitando ao modelo para evitar respostas vagas ou imprecisas. O comprimento do prompt deve ser suficiente para fornecer informações ao modelo, e o formato do prompts também deve ser correto, seja texto, áudio ou outro formato.
Os prompts do ChatGPT são comandos que você escreve para orientar o sistema nas respostas. Quanto mais completas forem as instruções, mais direta e precisa será a geração do texto solicitado. Existes vários tipos de prompts, são eles:
- Prompts positivos;
- Prompts negativos;
- Prompt de comportamento;
- Prompt de criatividade;
- Prompt de tarefa;
- Prompt de história;
- Prompt de opinião;
- Prompt de comando;
- Prompt de escolha;
- Prompt de context.
Um exemplo de Prompt de comportamento: “Crie uma mensagem de boas-vindas para os meus clientes. A mensagem precisa ser em tom amigável e prestativa”.
Um exemplo de Prompt de criatividade: “Imagine que você é um diretor de marketing que precisa desenvolver uma estratégia totalmente diferenciada e revolucionária para geração de leads e vendas. Descreva como seria a sua estratégia e porque essa abordagem seria capaz de gerar mais autoridade para a marca”.
ATENÇÃO! Independentemente do tipo de prompt a ser usado, certifique-se de ser específico nos comandos. Se precisa usar prompts de tarefas ou de uma conversa longa, prefira dividir a interação e os comandos em etapas para não confundir o algoritmo.
Como acessar a ferramenta
Você pode usar o ChatGPT gratuitamente, simplesmente gerando uma conta no OpenAI e acessando a versão básica. Também é possível pagar pelo GPT-4, modelo que tem a capacidade de obter imagens e entradas de texto e fornece desempenhos em nível humano em vários benchmarks acadêmicos e profissionais. O GPT-4 é um multimodal e, para acessar esse modelo de idioma, você precisa se inscrever no ChatGPT Plus ou comprar tokens depois de obter acesso à API do ChatGPT.
Versão grátis:
- Visite openai.com;
- Registre uma conta e faça login;
- Clique em ChatGPT no canto inferior esquerdo;
- Clique em ‘mande uma mensagem…’ (Prompt).
Feito isso, o céu é o limite!
Aplicação em Redes Sociais
Para quem atua com redes sociais, seja na sua empresa ou de terceiros, o ChatGPT pode ser muito útil. Nessa modalidade é possível criar conteúdos incríveis e com agilidade. Neste caso, siga alguns passos fundamentais:
- Defina seu público-alvo/cliente potencial;
- Forneça contexto sobre o perfil da sua empresa;
- Explique seus objetivos (vendas, envolvimento, promoção de eventos, etc.);
- Forneça uma solicitação específica de postagem e eventuais palavras-chave;
- Revise e refine se preciso.
Consultor empresarial virtual
Ao utilizar o ChatGPT como um consultor empresarial virtual, você pode processar grandes quantidades de dados em questão de segundos e obter informações valiosas que podem ajudar a empresa a tomar decisões importantes. Confira 10 prompts ou comandos que podem ser usados em diferentes áreas da empresa, como Marketing, Financeiro ou RH:
- “Quais são os benefícios de usar o software de automação de marketing para otimizar os esforços de marketing?”
- “Como podemos usar webinars para aumentar o conhecimento da marca e gerar leads?”
- “Como podemos criar uma cultura corporativa forte?”
- “Quais são as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos?”
- “Quais são os elementos-chave de um plano de negócios bem-sucedido?”
- “Como podemos melhorar nossa experiência de atendimento ao cliente?”
- “Quais são algumas maneiras de reduzir custos e aumentar a lucratividade?”
- “Como podemos melhorar a comunicação e colaboração de nossa equipe?”
- “Quais são as melhores práticas para conduzir reuniões virtuais?
- “Quais são os benefícios de ter um local de trabalho diversificado e inclusivo?”
Fonte: Sebrae
O universo dessa ferramenta é infinito e vários governos mundiais estão cada vez mais nervosos com a caixa de Pandora que foi aberta com ela. O ChatGPT já foi impedido de atuar na Itália e países como Canadá, Alemanha, França e Suécia também estudam restrições até que a ferramenta se ajuste à lei de proteção de dados vigente na União Europeia.
Por mais revolucionário que seja, é importante saber que o ChatGPT é uma ferramenta de escrita e não um mecanismo de busca, por isso as respostas dadas por ele podem ser imprecisas e o mecanismo ainda se encontra em fase beta. Uma das maiores preocupações com essa inteligência é o fato de ser possível criar códigos maliciosos. Por ter como base de dados tudo que existe e encontra na internet, inclusive de redes sociais, as respostas geradas pela ferramenta podem ser incorretas e induzir ao erro. Por isso use com moderação e bom senso!
1 comentário
Parabéns Dani!
É de ficar maravilhado e ao mesmo tempo com medo! Que loucura!