Bianca Guedes Gonçalves é moradora da comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em 2019, desempregada, buscava alternativa para sustentar-se a si e a dois filhos. Conheceu, então, o Programa de Inclusão Social Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2020, ingressou no programa, ganhou formação profissional e mudou sua vida.
Bianca mal fazia um bolo solado e nunca havia se dedicado à gastronomia. Esforçada e batalhadora, ela fez quatro cursos de gastronomia e cursou etapas de aprimoramento pessoal e profissional.
Depois dos cursos, tornou-se empreendedora e criou a “Dos3Delícias”, confeitaria on-line “que tem por intuito levar sabor e qualidade para os clientes” (slogan da empresa), por meio da fabricação própria de produtos de padaria e de confeitaria.
Bianca Guedes viveu momentos de dúvidas e incertezas antes de lançar seu empreendimento. Temia que, por viver numa comunidade, não conseguiria alçar voos mais altos. Ela foi incentivada pelos professores do curso que frequentou e que a acompanharam com atenção e com humanidade.
Motivada, capacitada e confiante em seu trabalho e em sua capacidade de trabalho, ela empreendeu. Especializou-se na confecção de bolos de festas e, hoje, tem clientes em toda a cidade do Rio de Janeiro.
Por enquanto, ela trabalha na própria casa, mas pretende alugar um local para instalar a confeitaria. Tudo a seu devido tempo.
Com a renda da confeitaria, já comprou um carro que usa para fazer as entregas das encomendas.
Depois, pretende passar o que aprendeu para amigas da comunidade e, quando o negócio desenvolver-se, contratar auxiliares para dar conta das encomendas.
O sucesso do empreendimento de Bianca Guedes contém lições muito úteis.
O Programa de Inclusão Social Produtiva, dedicado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, vem obtendo êxitos no Rio de Janeiro. Um exemplo de sucesso, como o da Bianca, torna-se motivo de incentivo e entusiasmo para o programa e para pessoas interessadas em progredir na vida. O programa promove o desenvolvimento humano, oferece capacitação profissional às pessoas e oferece estímulos e orientação para que elas consigam dar prosseguimento aos negócios.
Bianca Guedes demonstra que, tendo recebido capacitação profissional, estímulos e orientação, as pessoas conseguem empreender e crescer social e financeiramente.
A capacitação e a orientação fazem com que as pessoas busquem oportunidades em melhores condições de enfrentar desafios e buscar novos objetivos na vida.
O exemplo de Bianca serve para todos e o exemplo do curso patrocinado pela Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro serve para prefeituras, empresas e entidades voltadas para a capacitação de pessoas.
2 Comentários
Parabéns à Prefeitura por manter esse curso. Quem tem boa vontade e coragem vai em frente. Parabéns à Bianca Guedes por saber realizar e administrar seus sonhos. Longa vida com êxito! Parabéns à revista por noticiar coisas positivas.
Como o próprio título diz, tem que ter coragem. Parabéns.